Lendo criticas do escritor Umberto Eco a respeito de seus livros, vi que ele se disse surpreso pela repercussão de seu novo livro chamado ¨o feio¨ edição em inglês. Ele que também escreveu um livro sobre ¨ o belo ¨disse que o sucesso do feio dava de dez a zero no belo.
O belo se acha feio
Entendo isso e muito bem, primeiro o belo se acha feio e o feio já é feio, conclusão todo mundo se identifica com o feio. Quando digo que o belo se acha feio, não falo das conversas da boca para fora, digo das profundezas do individuo. Na realidade ninguém se acha belo. Todo mundo tem um complexo aqui ou ali, você acha que a garota tem uma bunda fantástica e ela morre de vergonha da bunda que tem, o ator fantástico do fantástico se acha baixinho, o outro se acha altinho demais, outro magro outro gordo, é amigos, o Umberto Eco tem razão, o feio atrai e vende mais do que o belo.
A beleza não tem segredos
O belo cansa é insosso a beleza é tão transparente que não tem segredos, o feio é cheio de mistérios de borógodos. O cara feio com a mulher linda, todos comentam, o que será que este cara tem, grana, pauzão, inteligência? E por aí vai.. Inicialmente o feio é protegido pela mãe, coitadinho do filho feio. E aí o feio começa a se dar bem. Depois se casa com mulher bonita e como no ditado: Mais realista do que o rei, a mulher defende com unhas e dentes seu marido feio.
A maldição da bela
Em compensação a mulher bela tem a maldição da bela, ela é a princesinha para o pai, a rainha para o marido e por isso não precisa aprender nada da vida para se defender, aí vira a loura burra, e quando a beleza vai embora com o tempo, surge uma mulher revoltada.
A feia é esperta e vai a luta
A feia não, ela tem de ser esperta e ir a luta, tem de saber das sacanagens da vida cedinho, aí vira uma fortaleza humana e com toda essa vivencia vira bela. Quando fui procurador geral da APAE e vi um dia uma cena que me marcou. Olharam aquela mulher franzina com um filho excepcional nos braços. Alguém comentou: Coitada. A mulher ouviu e respondeu na bucha: Coitada, eu, ABENÇOADA, isso sim, Deus não poderia ter me feito mais feliz com um filho, e durante a vida constatei a veracidade daquela mulher.
O índice de suicídios é maior nos países civilizadérrimos como a Finlândia, Suécia e Dinamarca e pasmem com pessoas louras e lindas. Feio tem mais do que fazer do que pensar em suicídio, feiura não envelhece pelo contrario a feiura é a cortina de um palco de grandes surpresas, pois como dizem FEIO POR FORA, LINDO POR DENTRO.
Leia mais textos de Eduardo Almeida