Muito se falou nos últimos meses sobre o péssimo serviço de coleta de lixo em nossa cidade, agora sob a responsabilidade da prefeitura depois que a empresa concessionária contratada pelo município não renovou o contrato.
Se a coleta já não era lá essas coisas antes, quando uma empresa com expertise na área era a responsável, imagine você, como ficou quando a prefeitura, sem nenhuma tradição no setor assumiu para si a responsabilidade!
O que vimos foi um sistema que já era ruim, colapsar. No entanto, quero chamar à atenção para outras questões. Que a prefeitura faz um péssimo serviço ninguém dúvida e com certeza até o prefeito e o secretário da pasta responsável deve concordar. Cegueira tamanha não deve haver.
Eu no entanto, proponho dividir o problema em partes pois acreditar que está ruim só porque a prefeitura não sabe trabalhar ou o prefeito não se importa torna a discussão rasa demais.


Então ficamos assim: concordamos que o serviço era ruim e piorou quando a prefeitura assumiu a responsabilidade. Mas e o povo? A sociedade por acaso faz ou fez algo para ajudar a melhorar a grave situação visto que lixo nas ruas prejudica principalmente a ela mesma? Não! Infelizmente não. O que assistimos é um total descaso e falta de responsabilidade por parte da maioria dos moradores de Búzios. Mas essa regra não é privilégio aprnas nosso. O brasileiro em geral, acha que dá porta pra fora o problema é dos outros. Jogam seus lixos nas ruas e calçada ( muitas das vezes nas calçadas dos vizinhos) sem o menor pudor, de qualquer jeito e a qualquer hora.
Juntam suas ” basuras” em sacos reaproveitados de mercados, jogam em qualquer lugar e decretam: isso já não é mais problema meu.
A prefeitura tentando agilizar a coleta, comprou contendores de lixo de Polietileno de alta densidade com capacidade para até 500 litros( ou 350 kg) que são ótimos para condomínios e empresas mas que não servem para a coleta pública. Principalmente numa cidade como a nossa o de a civilidade e responsabilidade civil
ainda é desconhecida pela maioria.
E o que vemos é todo o tipo de descarte sendo jogado nos contendores. Desde resto de obras até armários de sofás. Lógico que a lixeira não aguenta. E para piorar, algumas pessoas sem o mínimo de inteligência, talvez querendo protestar contra a falta de coleta e o consequentemente acúmulo de detritos, passaram a colocar fogos nos contendores, piorando assim, o sistema de coleta.
A verdade é que nem a prefeitura pode fazer esse tipo de trabalho por total falta de experiência, nem a sociedade buziana merece ter um sistema de coleta moderno e eficiente.
Simplesmente porque não colabora, não faz o mínimo, tipo, jogar nos contendores o lixo na hora certa, de maneira certa e o lixo certo. Resto de obras, móveis quadrados e galhos de árvores não lixos comuns. São entulhos e a prefeitura tem sim, um sistema separado de coleta para esses casos. Com dias marcados, basta o interessado procurar.
Para finalizar um pedido. Chega dessa história de cobrar só de um lado. Vivemos numa sociedade, ou seja, somos todos sócios da cidade. Sem o povo não mudar seus velhos e irresponsáveis atos e mesmo assim desejarem um sistema de coleta perfeito, uma cidade limpa e cheirosa,lamento afirmar que teríamos que gastar bilhões.
Cidade limpa não é a que mais se limpa e sim, a que menos se suja.


