Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

O diabo são os outros

Entre a ineficiência do poder público e a falta de responsabilidade coletiva, a crise do lixo em Búzios expõe um problema que vai além da coleta.
Sandro Peixoto, cronista de Búzios, assina o texto “O diabo são os outros”, uma reflexão direta e necessária sobre a crise da coleta de lixo na cidade — e sobre a responsabilidade que não pode ser jogada apenas no poder público.
Sandro Peixoto, cronista de Búzios, assina o texto “O diabo são os outros”, uma reflexão direta e necessária sobre a crise da coleta de lixo na cidade — e sobre a responsabilidade que não pode ser jogada apenas no poder público.

Muito se falou nos últimos meses sobre o péssimo serviço de coleta de lixo em nossa cidade, agora sob a responsabilidade da prefeitura depois que a empresa concessionária contratada pelo município não renovou o contrato.


Se a coleta já não era lá essas coisas antes, quando uma empresa com expertise na área era a responsável, imagine você, como ficou quando a prefeitura, sem nenhuma tradição no setor assumiu para si a responsabilidade!

O que vimos foi um sistema que já era ruim, colapsar. No entanto, quero chamar à atenção para outras questões. Que a prefeitura faz um péssimo serviço ninguém dúvida e com certeza até o prefeito e o secretário da pasta responsável deve concordar. Cegueira tamanha não deve haver.


Eu no entanto, proponho dividir o problema em partes pois acreditar que está ruim só porque a prefeitura não sabe trabalhar ou o prefeito não se importa torna a discussão rasa demais.

Então ficamos assim: concordamos que o serviço era ruim e piorou quando a prefeitura assumiu a responsabilidade. Mas e o povo? A sociedade por acaso faz ou fez algo para ajudar a melhorar a grave situação visto que lixo nas ruas prejudica principalmente a ela mesma? Não! Infelizmente não. O que assistimos é um total descaso e falta de responsabilidade por parte da maioria dos moradores de Búzios. Mas essa regra não é privilégio aprnas nosso. O brasileiro em geral, acha que dá porta pra fora o problema é dos outros. Jogam seus lixos nas ruas e calçada ( muitas das vezes nas calçadas dos vizinhos) sem o menor pudor, de qualquer jeito e a qualquer hora.


Juntam suas ” basuras” em sacos reaproveitados de mercados, jogam em qualquer lugar e decretam: isso já não é mais problema meu.

A prefeitura tentando agilizar a coleta, comprou contendores de lixo de Polietileno de alta densidade com capacidade para até 500 litros( ou 350 kg) que são ótimos para condomínios e empresas mas que não servem para a coleta pública. Principalmente numa cidade como a nossa o de a civilidade e responsabilidade civil
ainda é desconhecida pela maioria.
E o que vemos é todo o tipo de descarte sendo jogado nos contendores. Desde resto de obras até armários de sofás. Lógico que a lixeira não aguenta. E para piorar, algumas pessoas sem o mínimo de inteligência, talvez querendo protestar contra a falta de coleta e o consequentemente acúmulo de detritos, passaram a colocar fogos nos contendores, piorando assim, o sistema de coleta.


A verdade é que nem a prefeitura pode fazer esse tipo de trabalho por total falta de experiência, nem a sociedade buziana merece ter um sistema de coleta moderno e eficiente.


Simplesmente porque não colabora, não faz o mínimo, tipo, jogar nos contendores o lixo na hora certa, de maneira certa e o lixo certo. Resto de obras, móveis quadrados e galhos de árvores não lixos comuns. São entulhos e a prefeitura tem sim, um sistema separado de coleta para esses casos. Com dias marcados, basta o interessado procurar.


Para finalizar um pedido. Chega dessa história de cobrar só de um lado. Vivemos numa sociedade, ou seja, somos todos sócios da cidade. Sem o povo não mudar seus velhos e irresponsáveis atos e mesmo assim desejarem um sistema de coleta perfeito, uma cidade limpa e cheirosa,lamento afirmar que teríamos que gastar bilhões.
Cidade limpa não é a que mais se limpa e sim, a que menos se suja.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Exposição “Travessia” de Raquel Condé na Galeria-Atelier Flory Menezes em Búzios

Expo União chega à terceira edição em Búzios com foco em arte, consciência ambiental e encontro comunitário

Big Brother Brasil 26 estreia com mix de anônimos, famosos e veteranos

O diabo são os outros

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]