Pular para o conteúdo
Search

O criador do Estilo Búzios: Octavio Raja Gabaglia revela os segredos da Sede Praia do Aretê

Em uma homenagem ao mestre da arquitetura de Búzios, Otavinho compartilha pela primeira vez os desafios e encantos por trás de uma de suas obras mais recentes, que celebra a harmonia entre modernidade e natureza
Octavio Raja Gabaglia, o Otavinho, caminha pela sua mais recente obra como quem caminha pela cidade que "criou" com sua vida - Prensa de Babel

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra. O estilo criado por ele, caracterizado por casas de dois pavimentos, com unidades superiores menores, telhados generosos em telha cerâmica, grandes aberturas em vidro e estruturas de madeira, somado à paisagem natural, deu a Búzios uma identidade única, agora admirada em todo o mundo. Otavinho não é apenas mais um arquiteto na lista dos grandes nomes como Niemeyer e Zanine; ele, hoje com 78 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Búzios desde a década de 1960. É o criador de um estilo que reflete a alma deste paraíso, com um toque de sofisticação rústica e um profundo respeito pelo meio ambiente, e que pode ser reproduzido em outras cidades e regiões, dentro e fora do Brasil.

Uma das obras mais recentes de Otavinho é a Sede Praia do Clube Aretê, um espaço que encapsula a essência do “Estilo Búzios” – onde a modernidade se entrelaça com a simplicidade e o charme natural da região. “É uma honra para o Aretê Búzios ter esse projeto do Octavio, e ao mesmo tempo é uma homenagem a ele, porque na Sede Praia foi respeitada toda a visão dele como criador de um estilo de arquitetura. Acredito que o local possa servir até como espaço de estudo para jovens arquitetos sobre a obra do Octavio”, comenta Pedro Bulhões, gestor de engenharia do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, responsável pelo bairro planejado Aretê Búzios.

A Sede Praia Aretê

A Sede Praia Aretê, uma pequena joia arquitetônica na Praia Rasa, em Búzios, e o arquiteto Octavio Raja Gabaglia – Fotos sede Praia Aretê Tauanã Guarino

A “Sede” é uma estrutura de lazer na Praia Rasa, que conta com parquinho infantil molhado, uma quadra de beach tennis com equipamentos (raquetes e bolas) à disposição dos clientes, além de uma passagem suspensa que coloca o visitante com o pé na areia sem prejudicar a vegetação nativa. O local também dispõe de sauna, piscina e sessões de massoterapia que podem ser agendadas diretamente na recepção. A Sede Praia funciona de terça a domingo, das 9h às 19h, e abriga um restaurante de alto padrão administrado pelo grupo Belli Belli. O projeto traz para Búzios o que há de melhor em estruturas e instalações de apoio náutico, onde Gabaglia projetou preservando a essência, mas utilizando materiais modernos que mantêm o sentido estético original, demonstrando como a arquitetura pode evoluir sem perder sua identidade.

Alfredo do Belli Belli com Octavio – Tauanã Guarino

“O Estilo Búzios é vivo, ele pode ser adaptado às novas tendências e tecnologias”, afirma o mestre.

Hoje, além de ser reverenciado localmente, Otavinho é uma referência para arquitetos em todo o mundo, premiado e reconhecido, condecorado com a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro. Louvado em 2000, junto a nomes como Villa-Lobos, pelos 500 anos do descobrimento do Brasil em livro comemorativo, Otavinho se tornou até verbete na Wikipedia, reconhecido como um dos grandes nomes que moldaram a arquitetura brasileira. Seu legado é como o vento e o sol de Búzios: impossível de ignorar. Sua marca se estende por toda a cidade, onde ele influenciou diretamente para que a legislação local não permitisse construções com mais de dois andares, limitando a escala e definindo parâmetros de ocupação. Desde a famosa Rua das Pedras até os recantos mais tranquilos e preservados, seu trabalho é um norte para muito além da estética.

Roberto Aracri, arquiteto, morador de Búzios, e admirador da obra de Gabaglia – Arquivo

“A influência do Octavio é gigante, não só na questão do estilo, mas no jeito de trabalhar. É uma influência que a gente nota em todos os profissionais de arquitetura que atuam na cidade. A arquitetura que eu pratico segue essa linha de preservar as características do Estilo Búzios, que admiramos e nos identificamos, buscando um ar contemporâneo, uma linguagem nova dentro desse conceito”, afirma Roberto Aracri, arquiteto que chegou em Búzios em 1981, recém-formado, e é um dos exemplos da geração pós-Raja Gabaglia que contribuem para essa evolução contínua do Estilo Búzios.

O Aretê Búzios, como bairro planejado, não é uma criação direta de Octavio, mas tem, claro, influência direta de sua visão de cidade. “A legislação de Búzios é muito bem-feita e, ao mesmo tempo que restringe para preservar, ela não engessa. Isso estimula o arquiteto. O resultado é uma arquitetura que honra o passado enquanto abraça o futuro, com espaços projetados para promover o bem-estar e a conexão com a natureza. O grande responsável por Búzios ser o que é, é Octavio Raja Gabaglia”, analisa Afonso Kuenerz, arquiteto criador de casas-conceito para o bairro planejado.

Além do projeto direto da Sede Praia e o Estilo Búzios, é sobre essa influência indireta no projeto que conversamos com Gabaglia em um bate-papo franco e bem ao estilo de um arquiteto que, além de tudo, é um personagem cuja conversa acaba se tornando uma aula divertida e profunda.

No papel o artista espõe visão de como unir exterior e interior tendo a paisagem de Búzios como aliada ao trabalho do arquiteto – Tauanã Guarino

Prensa de Babel: Você é amplamente reconhecido como o criador do Estilo Búzios, que equilibra a rusticidade com a sofisticação. No projeto da Sede Praia do Aretê, quais foram os principais desafios em atingir os principais objetivos do espaço, mantendo a essência do “Estilo” enquanto integrava elementos modernos e sustentáveis?

Octavio Raja Gabaglia: Quando o projeto da Sede Praia do Aretê me foi encomendado, coisa que ocorreu alguns anos atrás, procurei integrar no terreno as ideias que o programa exigia que fossem atendidas: uma quantidade enorme de barcos tipo lancha, outros pequenos não motorizados. E também os outros elementos que precisavam de espaço, com as pranchas, que são, vamos chamar de embarcações, vamos chamar assim: um certo tipo que teria que ficar em um sistema de empilhamento vertical, o que demandava um pé-direito muito alto. Para atender a todas essas exigências, e também à taxa de ocupação, uma outra coisa importantíssima para mim era manter a vista do mar para quem passa de carro na frente da sede. Isso sempre foi muito importante, porque, com o tempo, as pessoas foram cercando, murando as frentes das casas e fechando automaticamente a visão do mar. A vista do mar hoje é rara para o visitante que chega em Búzios. Então, o que eu fiz? Eu baixei, levei para um nível inferior ao da rua o hangar das embarcações mais compridas. Com isso, atendi a legislação e criei um espaço mais harmonioso.

Na Sede Praia Aretê Octavio projetou um subterraneo para estacionamento e guarderia de pranchas e ao lado um hangar para mebarcações que, mesmo alto, não interfere na paisagem, por estar parcilmente enterrado – Tauanã Guarino

Prensa: O Aretê Búzios é um dos maiores projetos imobiliários da América Latina, e a Sede Praia é uma peça central dentro desse empreendimento. Como o senhor equilibrou as expectativas do cliente com sua visão arquitetônica, especialmente considerando a importância de preservar o ‘Estilo Búzios’?

Octavio: Todo o projeto Aretê tem uma influência clara do Estilo Búzios. Os arquitetos que lá trabalham aplicam suas próprias visões, mas de uma forma que respeita essa harmonia.

Prensa: A arquitetura tem o poder de moldar experiências e influenciar comportamentos. Em que aspectos do projeto da Sede Praia do Aretê você acredita que essa influência será mais perceptível, especialmente em como os frequentadores interagem com o espaço e com a natureza ao redor?

Octavio: A impressão que eu tenho de todos que frequentam o Aretê, neste caso específico a Sede Praia, é de que há um certo reconhecimento no formato, como se já tivessem andado por ali. Não estou errado: a pessoa se sente em casa muito rapidamente, e essa é uma das características mais gostosas do Estilo Búzios. Ele recebe de braços abertos.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Fraude com moeda social de Maricá gera prejuízo de R$ 64 milhões

Rio de Janeiro alerta para aumento de casos de meningite tipo W

Projeto prevê afastamento de servidores públicos condenados por pedofilia

Rio de Janeiro abre 100 mil novos pequenos negócios em 2024

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!