Pela segunda vez o Festival Gastronômico de Búzios terá um polo no charmoso bairro dos Ossos. A novidade deste ano é que acontecerá na pracinha da Lagoa, ali já pertinho da entrada de João Fernandes.
O bairro fica na pontinha da península e é considerado como sendo onde Búzios começou, já foi o centro da então aldeia de pescadores que depois se tornaria um badalado balneário.
O bairro tem o finalzinho da bela praia da Armação, a Praia dos Ossos, a histórica Igreja de Santana (1740), e também a Igreja Metodista de 1930, esculturas tocantes da artista Crhistina Motta na pracinha do bairro, casario antigo, e bares e restaurantes charmosos, tudo isso concentrado em um espaço propício a ser visitado a pé. Ambiente ideal para se estar no fim da tarde, que é justamente a hora que começa a funcionar o polo dos Ossos durante o Festival: o horário é das 16h às 21h nos dias 08,09,15 e 16 de julho. Um delicioso happy hour.
Por que do nome Ossos
Seu nome vem da atividade de caça às baleias, realizada no povoado a partir de 1730 e que espalhava ossadas dos animais nas areias da praia. Trata-se, portanto, de uma praia histórica, usada por pescadores há séculos.Num dos cantos da praia, sobre um pequeno monte, ergue-se a Igreja de Sant’anna, construída a partir de 1740.Atualmente, a orla arborizada possui várias casas de pescadores reformadas. Nos Ossos localiza-se ainda o Iate Clube Armação de Búzios.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/06/13/fundadores-do-cheval-blanc-homenageados-do-festival-gastronomico/