Boletim epidemiológico aponta um total de 151 pessoas contaminadas com a doença neste mês de janeiro
No mesmo dia em que a Prefeitura de Búzios divulgou a confirmação de um caso da variante Ômicron na cidade, o boletim epidemiológico apontou também número de pessoas que testaram positivo para a Covid-19. O informativo de terça-feira (11) traz 82 novos diagnósticos positivos da doença na cidade, totalizando 151 pessoas contaminadas. Segundo o município, 149 estão em isolamento domiciliar e seis leitos ocupados. Janeiro iniciou com uma explosão de casos, que ultrapassaram todo o mês de dezembro, quando foram contabilizados apenas 6 casos confirmados.
O primeiro caso de Ômicron na cidade é de um morador que tomou as duas doses da vacina, está em isolamento domiciliar com sintomas leves. A variante foi identificada pela equipe de Vigilância Epidemiológica Municipal, da Secretaria de Saúde, com base em estudos realizados através do sequenciamento genético de amostras virais positivas para Sars-Cov-2.
A nova variante possui alto risco de contaminação. O município orientou a manter os cuidados de prevenção como o usando máscaras adequadas, apesar de em áreas públicas não ser obrigatório o uso; manter o distanciamento social; evitar aglomerações; fazer uso de álcool em gel; levar constantemente as mãos; além de realizar o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19.
As pessoas que apresentarem qualquer sintoma, devem se dirigir a uma das tendas de pronto atendimento nos bairros da Ferradura e no Hospital Municipal Rodolpho Perissé. Os postos estão realizando diariamente a testagem para Covid-19 e gripe Influenza.
Vacinação
Nesta semana, Búzios possui três calendários diferentes para vacinação. A cidade já está imunizando com a terceira dose o público maior de 18 anos que já completou quatro meses entre a segunda e terceira dose. A imunização ocorre nesta quarta-feira (12) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Geribá, Ferradura, Brava, Cem Braças e Capão. Na quinta-feira (13) será nas UBSs Olavo da Costa, Arpoador/Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves e Baía Formosa. Na sexta-feira (14) será em Geribá, Ferradura, Brava, Cem Braças e Capão.
Além disso, pessoas que tenham imunossupressão, como pacientes transplantados, tratamento de câncer, estão em diálise, ou que vivem com o vírus HIV e que tenham mais de 18 anos já estão recebendo a quarta dose de reforço. Nesta quarta-feira (12) a aplicação ocorre nas UBSs de Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças. Na quinta-feira (13) será nas UBSs Olavo da Costa, Arpoador/Cruzeiro, Rasa, José Gonçalves e Baía Formosa. Na sexta-feira (14) será em Geribá, Ferradura, Brava, Capão e Cem Braças. Segundo a nota do Ministério da Saúde, o intervalo entre as doses precisa ser de pelo menos quatro meses.
A dose de reforço da vacina Janssen para pessoas maiores de 18 anos será aplicada nesta quinta-feira (13), a partir das 14h, nas UBSs de Geribá, São José, José Gonçalves, Baía Formosa, Olavo da Costa, Rasa e Arpoador/Cruzeiro. O intervalo entre as doses é de no mínimo dois meses.
Leia mais: