A expansão do projeto para outros 16 município é fruto de parceria com o governo do estado, por meio do Ceperj e o Esporte Presente
O núcleo do Paraesporte de Armação de Búzios está com inscrições abertas para aula de natação e vôlei. As inscrições podem ser feitas sede da Apae, situada na Avenida Gretha Blanch do Rio, s/nº, no Loteamento Baia Formosa, na Mariana. O Paraesporte é maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com deficiência e existe há 10 anos. Este ano está chegando a mais 16 municípios, fruto de uma parceria com o governo do Estado, por meio do Ceperj e o Esporte Presente.
Para participar é preciso apresentar o documento de identidade do aluno, comprovante de residência, atestado e laudo médico, que irá habilitar o aluno para a atividade esportiva. Também é necessário a apresentação de um de um documento de identidade da mãe ou do responsável.
“Ao longo destes 10 anos temos acompanhando o desenvolvimento motor, a autonomia e o social dos alunos. É muito gratificante ver o resultado positivo na vida das pessoas que viviam num universo restrito e por meio desta ferramenta tem a oportunidade de viajar, competir e interagir com outras crianças de forma saudável”, concluiu Raphael Thuin, fundador do Paraesporte e ex-atleta da seleção brasileira de natação.
Fabíola Araújo de Almeida, mãe de Maria Clara Araújo Mendonça, de 12 anos, já garantiu a vaga para a aula de natação no núcleo do Paraesporte/Búzios, que funciona na sede da Apae. “Maria Clara tem encefalopatia crônica de infância e o esporte é fundamental, principalmente para crianças com deficiência. Ela já gosta de correr e já participou de corrida comigo no Rio de Janeiro, com direito a medalha e agora vai fazer natação. Acredito que a natação será maravilhoso para Maria Clara, já que vai mexer com todos os músculos e trabalhar a concentração” , explicou a mãe Fabíola.
Segundo a presidente da Apae Búzios, Lina Porto, a unidade conta com uma piscina semiolímpica e, apesar do prédio estar em obras devido a um incêndio que destruiu o departamento administrativo no fim do mês passado, não haverá interferência nas aulas, pois ela está instalada nos fundos da instituição.
Capacitação – No último sábado(14) os profissionais dos 17 núcleos do Paraesporte, participaram na sede da APAE, do Rio de Janeiro, do curso de capacitação em parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil. O objetivo é qualificar os profissionais de educação física para trabalhar com as pessoas com deficiência. Participaram da cerimônia o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, ,o ex- secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz , a presidente da APAE/ Búzios, Lina Porto, a presidente da federação das APAEs, Elenice Martinet. A expectativa é atender em todo o Estado cerca de 2 mil pessoas com deficiência.
Thuin destacou que a expansão do projeto é fruto da sensibilidade do governador Cláudio Castro e de sua equipe que abraçaram o Paraesporte, que ao longo deste anos vem ajudando as pessoas com deficiência, permitindo que chegasse a mais 16 municípios. O Paraesporte já atua em Campos dos Goytacazes há seis anos. Por meio do Ceperj e o Esporte parceria com o Governo do Estado Presente, estamos atendendo mais pessoas”, finalizou Thuin.