A tradicional escola de dança Núcleo de Odília Cuiabano em Búziosvai pormover o já tradicional apresentação de fim de ano com os alunos. O ‘Espetáculo Floresta’acontece no mês de novembro, nos dias 19 e 20, às 18h, no Colégio Dominus, no bairro Baía Formosa.
A apresentação é composta por 174 bailarinos, entre alunos do Núcleo, do projeto Dançar Para Viver e da ONG Educação Para Paz. O grupo acredita que são urgentes as ações necessárias para salvar o planeta. Os povos originários estão sendo extintos e junto com eles, vai também a fauna, a flora, os rios, os mares e as florestas. Cada pequena ação é muito importante.
O Espetáculo Floresta busca trazer reflexões sobre o tema, destacando a manutenção da vida no planeta Terra. O roteiro foi escrito por Marina Leles, Chris Fagioni e Aline Mesquita, baseado no poema “Umbigo da humanidade”, de Andréa Amélia. O objetivo é sensibilizar o público trazer o sentimento de urgência e assim, que ações pró-vida aconteçam.
A fundadora do Núcleo, Odília Cuiabano, crê que o momento é propício para que haja ações. “São trinta anos de trabalho no desenvolvimento da dança, é nossa obrigação aproveitar esse momento que estamos vivendo para falar da floresta, de nossas matas e tudo que engloba o meio ambiente. A arte nos faz pensar e agir”, afirmou.
Todo o desenvolvimento e coreografia contou com diversos profissionais: Aline Mesquita
Andreia Amélia, Chris Fagioni, Lolli Pacheco, Luiza Leal, Marina Leles, Odilia Cuiabano, Paola Werneck, Yan Augusto; direção-musical – Kalu Coelho e cenário – Clébio Holanda.
Os ingressos serão vendidos por R$20,00, no Núcleo de Dança Odilia Cuiabano, Av. José Bento Ribeiro Dantas 5350 Sobreloja – Manguinhos – Búzios RJ.
Núcleo Odília Cuiabano
O Núcleo de Dança Odilia Cuiabano surgiu em 1990, com a vinda da bailarina e coreógrafa Odilia Cuiabano para a cidade de Búzios. Natural de Morrinhos/GO, Odilia formou-se em Dança na Fundação Clovis Salgado – Palácio das Artes no ano de 1982, em Belo Horizonte/MG. Qualificou-se no Núcleo Artístico de Marjorie Quast e obteve diploma pela Royal Academy of Dance de Londres.
Desde sua chegada ao município, Cuiabano vem desenvolvendo trabalhos com dança na comunidade. Lecionou Ballet Clássico e Moderno dentro de diversas escolas e estabelecimentos da cidade, até que, em 2007, o Núcleo ganhou sede própria, um imóvel alugado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no bairro de Manguinhos. O local é todo equipado com o que há de melhor no mundo da dança, como o piso flutuante, apropriado aos movimentos e saltos, bem como com barras, espelhos e equipamento de som.
A cada ano, ao final do primeiro semestre, é organizada uma aula em locais públicos, para apresentar detalhadamente o que é realizado nas aulas, bem como para apreciar o desenvolvimento dos alunos. Ao final do ano de cada ano é produzido um espetáculo, com figurinos e cenário, elaborados com os materiais e a renda disponíveis. Ao todo foram mais de 30 espetáculos nesses 30 anos.