Search
Degradê com CSS

Novo projeto “Baldinho do Bem” promove a troca de resíduos orgânicos por alimentos para voluntários cadastrados em Maricá.

Veja como participar da iniciativa promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento
Baldinho do Bem / Créditos: Clarildo Menezes

A prefeitura de Maricá lançou nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, o projeto de compostagem “Baldinho do Bem”, no qual moradores cadastrados poderão trocar seus resíduos orgânicos por alimentos colhidos na unidade agroecológica local.

Iniciado experimentalmente em 2023, o projeto piloto foi um grande sucesso e irá se estender, agora em sua plenitude, seguindo a mesma dinâmica. Os 350 voluntários cadastrados poderão retirar seus recipientes na Praça Agroecológica de Araçatiba. Ao todo, serão disponibilizados 5 mil baldinhos para a população.

A iniciativa arrecadou 3,19 toneladas de resíduos em 2023. Já para esse ano, a meta é mais ambiciosa, a expectativa é que seja atingida a marca das 45 toneladas. A aposentada Denise Campos, moradora do parque Eldorado e frequentadora da praça agroecológica conta sobre sua visão sobre o projeto. “Sempre fiz minha separação de resíduos, mas não sabia onde descartar da forma correta. No ano passado, descobri que tinha esse projeto em Maricá e me inscrevi para participar. É mais uma iniciativa brilhante desta cidade”, exalta ela.

O material doado é transformado em adubo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá, incluindo as unidades agroecológicas de Araçatiba, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nestes locais, os alimentos produzidos são livres de agrotóxicos e podem ser colhidos de forma gratuita por toda a população.

Como vai funcionar?

Os moradores poderão levar seus resíduos orgânicos (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo) na unidade agroecológica local a cada 15 dias e trocar por alimentos colhidos na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Nos dias em que as culturas não estiverem adequadas para colheita, os voluntários poderão receber produtos feitos na Fábrica de Desidratados, como bananas desidratadas ou aipim e batata doce minimamente processados. Aqueles que estiverem inscritos no projeto, ganham um baldinho próprio para a coleta.

Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, utilização exclusiva para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário precisa devolver o balde.

Como se inscrever?

Para participar da iniciativa, os novos voluntários precisam preencher o link:

https://abre.ai/iMpQ

Jardins comestíveis

O município de Maricá se tornou referência com a criação do primeiro jardim comestível, em Araçatiba. Atualmente a cidade já possui outros cinco pontos onde os produtos podem ser colhidos gratuitamente pelos moradores e visitantes. O projeto é uma das iniciativas que colocou Maricá na rota internacional em um dos fóruns mundiais mais importantes sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício, com adesão ao Pacto de Milão em março de 2022. Também foi incluída no relatório final do projeto “Diálogos União Europeia-Brasil”, que reuniu cinco cidades brasileiras e três europeias.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!