A prefeitura de Maricá lançou nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, o projeto de compostagem “Baldinho do Bem”, no qual moradores cadastrados poderão trocar seus resíduos orgânicos por alimentos colhidos na unidade agroecológica local.
Iniciado experimentalmente em 2023, o projeto piloto foi um grande sucesso e irá se estender, agora em sua plenitude, seguindo a mesma dinâmica. Os 350 voluntários cadastrados poderão retirar seus recipientes na Praça Agroecológica de Araçatiba. Ao todo, serão disponibilizados 5 mil baldinhos para a população.
A iniciativa arrecadou 3,19 toneladas de resíduos em 2023. Já para esse ano, a meta é mais ambiciosa, a expectativa é que seja atingida a marca das 45 toneladas. A aposentada Denise Campos, moradora do parque Eldorado e frequentadora da praça agroecológica conta sobre sua visão sobre o projeto. “Sempre fiz minha separação de resíduos, mas não sabia onde descartar da forma correta. No ano passado, descobri que tinha esse projeto em Maricá e me inscrevi para participar. É mais uma iniciativa brilhante desta cidade”, exalta ela.
O material doado é transformado em adubo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá, incluindo as unidades agroecológicas de Araçatiba, Guaratiba, Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo, e na Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado. Nestes locais, os alimentos produzidos são livres de agrotóxicos e podem ser colhidos de forma gratuita por toda a população.
Como vai funcionar?
Os moradores poderão levar seus resíduos orgânicos (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo) na unidade agroecológica local a cada 15 dias e trocar por alimentos colhidos na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Nos dias em que as culturas não estiverem adequadas para colheita, os voluntários poderão receber produtos feitos na Fábrica de Desidratados, como bananas desidratadas ou aipim e batata doce minimamente processados. Aqueles que estiverem inscritos no projeto, ganham um baldinho próprio para a coleta.
Os baldinhos serão utilizados em regime de comodato, ou seja, utilização exclusiva para participação no projeto. Em caso de desistência, o voluntário precisa devolver o balde.
Como se inscrever?
Para participar da iniciativa, os novos voluntários precisam preencher o link:
Jardins comestíveis
O município de Maricá se tornou referência com a criação do primeiro jardim comestível, em Araçatiba. Atualmente a cidade já possui outros cinco pontos onde os produtos podem ser colhidos gratuitamente pelos moradores e visitantes. O projeto é uma das iniciativas que colocou Maricá na rota internacional em um dos fóruns mundiais mais importantes sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício, com adesão ao Pacto de Milão em março de 2022. Também foi incluída no relatório final do projeto “Diálogos União Europeia-Brasil”, que reuniu cinco cidades brasileiras e três europeias.