Espaço funcionará com integração de forças municipais e estaduais apoiando o grupamento operacional
Cabo Frio passou a contar oficialmente com um grupamento de praia composto por 35 agentes para reforçar a segurança durante a alta temporada. A apresentação do grupo foi durante a inauguração do quiosque de apoio à Guarda Civil Municipal, na Praia do Forte, na quarta-feira (29), que servirá de base integrada das forças municipais e estaduais.
O quiosque de apoio vai funcionar de maneira integrada, e também contará com equipes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Fiscalização de Posturas. O trabalho de ordenamento e fiscalização na faixa de areia terá como foco o combate às irregularidades, lidando com ocorrências e o grande fluxo de banhistas.
“É uma satisfação e honra inaugurar este espaço que vai servir de base para nossa Guarda Municipal. Muito importante, graças aos esforços de todos, fazermos isso antes da virada de ano. Vamos resgatar a credibilidade da Guarda e trabalhar dentro da expectativa que a população espera. Seremos fortes, atuantes e disciplinados, trabalhando com muita determinação para o bem de todos”, disse o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França.
Na ocasião também foi formalizada a assinatura do Programa de Integração na Segurança (Proeis), que tem como objetivo contratar policiais militares em seus dias de folga para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas. No início da implementação do programa, em Cabo Frio, cerca de 20 policiais serão contratados para trabalhar na cidade.
Presente na cerimônia, o prefeito José Bonifácio comemorou a instalação do quiosque e o novo momento na questão da segurança nas orlas da cidade a partir da união dos esforços.
“Este espaço é das instituições públicas municipais e estaduais que prestam serviço à nossa população. Estamos retomando mais um patrimônio, que é da população de Cabo Frio. Nós, como cidadãos, temos que cuidar de cada espaço dessa cidade. Não podemos depender apenas do poder público para preservação dos bens. Mãos à obra e vamos trabalhar”, afirmou o prefeito.
Além do grupamento e do Proeis, o planejamento da Prefeitura de Cabo Frio prevê ainda o aumento do contingente de policiais, bombeiros e guarda-vidas, nas ruas e nas praias, bem como o ordenamento da cidade para o verão. Prevê, ainda, a aquisição de novos equipamentos para ampliar a área de cobertura da fiscalização, dando mais mobilidade aos agentes.
Também participaram da cerimônia de inauguração o delegado da Capitania dos Portos, Geraldo Henrique de Melo; o tenente-coronel Milão, representando a coordenadoria do Proeis, e o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros, além de representantes do poder público municipal.
AÇÕES CONTRA FLANELINHAS E CAIXAS DE SOM
Também teve início nessa quarta-feira (29) a operação contra a atuação de flanelinhas na Praia do Forte. A ação aconteceu durante todo o dia e foi coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O objetivo é combater e coibir a ação ilegal e abusiva de flanelinhas nos estacionamentos públicos da cidade.
Na ação, 11 homens foram conduzidos à delegacia, sendo que dois ficaram detidos: um por tráfico de drogas e o outro por ser devedor de pensão alimentícia. A operação começou pela Praia do Forte e será levada para outras regiões da cidade, como o Peró, por exemplo. Essa é a primeira de uma série de operações contra a ação dos flanelinhas, que têm causado grandes transtornos aos cidadãos.
Além dessa ação, os agentes da Prefeitura percorrem as areias da praia com o objetivo de coibir o uso irregular de equipamentos sonoros, conforme prevê a lei nº 3.467/2000. Os agentes também verificaram a presença de churrasqueiras, animais domésticos, esportes com bola fora do horário determinado e a utilização de utensílios de vidro. Todas essas ações são proibidas nas praias, seja por meio de leis estaduais, federais, ou através de decretos municipais.