Pular para o conteúdo
Search

Novo grupamento de praia de Cabo Frio é apresentado durante inauguração do quiosque de apoio à Guarda 

35 agentes para reforçar a segurança durante a alta temporada. Foto divulgação


Espaço funcionará com integração de forças municipais e estaduais apoiando o grupamento operacional

Cabo Frio passou a contar oficialmente com um grupamento de praia composto por 35 agentes para reforçar a segurança durante a alta temporada. A apresentação do grupo foi durante a inauguração do quiosque de apoio à Guarda Civil Municipal, na Praia do Forte, na quarta-feira (29), que servirá de base integrada das forças municipais e estaduais. 

O quiosque de apoio vai funcionar de maneira integrada, e também contará com equipes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Fiscalização de Posturas. O trabalho de ordenamento e fiscalização na faixa de areia terá como foco o combate às irregularidades, lidando com ocorrências e o grande fluxo de banhistas.

Na ocasião também foi formalizada a assinatura do Programa de Integração na Segurança (Proeis). Foto divulgação  

“É uma satisfação e honra inaugurar este espaço que vai servir de base para nossa Guarda Municipal. Muito importante, graças aos esforços de todos, fazermos isso antes da virada de ano. Vamos resgatar a credibilidade da Guarda e trabalhar dentro da expectativa que a população espera. Seremos fortes, atuantes e disciplinados, trabalhando com muita determinação para o bem de todos”, disse o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França.

Na ocasião também foi formalizada a assinatura do Programa de Integração na Segurança (Proeis), que tem como objetivo contratar policiais militares em seus dias de folga para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas. No início da implementação do programa, em Cabo Frio, cerca de 20 policiais serão contratados para trabalhar na cidade.

Presente na cerimônia, o prefeito José Bonifácio comemorou a instalação do quiosque e o novo momento na questão da segurança nas orlas da cidade a partir da união dos esforços.

“Este espaço é das instituições públicas municipais e estaduais que prestam serviço à nossa população. Estamos retomando mais um patrimônio, que é da população de Cabo Frio. Nós, como cidadãos, temos que cuidar de cada espaço dessa cidade. Não podemos depender apenas do poder público para preservação dos bens. Mãos à obra e vamos trabalhar”, afirmou o prefeito.

Além do grupamento e do Proeis, o planejamento da Prefeitura de Cabo Frio prevê ainda o aumento do contingente de policiais, bombeiros e guarda-vidas, nas ruas e nas praias, bem como o ordenamento da cidade para o verão. Prevê, ainda, a aquisição de novos equipamentos para ampliar a área de cobertura da fiscalização, dando mais mobilidade aos agentes.

O trabalho de ordenamento e fiscalização na faixa de areia terá como foco o combate às irregularidades, lidando com ocorrências e o grande fluxo de banhistas. Foto: divulgação

Também participaram da cerimônia de inauguração o delegado da Capitania dos Portos, Geraldo Henrique de Melo; o tenente-coronel Milão, representando a coordenadoria do Proeis, e o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros, além de representantes do poder público municipal.

AÇÕES CONTRA FLANELINHAS E CAIXAS DE SOM

Também teve início nessa quarta-feira (29) a operação contra a atuação de flanelinhas na Praia do Forte. A ação aconteceu durante todo o dia e foi coordenada pela Secretaria de Mobilidade Urbana em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O objetivo é combater e coibir a ação ilegal e abusiva de flanelinhas nos estacionamentos públicos da cidade.

Na ação, 11 homens foram conduzidos à delegacia, sendo que dois ficaram detidos: um por tráfico de drogas e o outro por ser devedor de pensão alimentícia. A operação começou pela Praia do Forte e será levada para outras regiões da cidade, como o Peró, por exemplo. Essa é a primeira de uma série de operações contra a ação dos flanelinhas, que têm causado grandes transtornos aos cidadãos.

Além dessa ação, os agentes da Prefeitura percorrem as areias da praia com o objetivo de coibir o uso irregular de equipamentos sonoros, conforme prevê a lei nº 3.467/2000. Os agentes também verificaram a presença de churrasqueiras, animais domésticos, esportes com bola fora do horário determinado e a utilização de utensílios de vidro. Todas essas ações são proibidas nas praias, seja por meio de leis estaduais, federais, ou através de decretos municipais.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.