Medida permite retorno de barcos de passeio, mais conhecidos como escunas e catamarãs, para a volta de turismo náutico na cidade
O setor do turismo náutico poderá retomar o funcionamento na cidade de Búzios. A medida foi deliberada pela prefeitura, por um novo decreto publicado no diário oficial on-line do município. O decreto n°1.504 foi divulgado nesta sexta-feira (2), e permite o retorno de atividades como barcos de passeio, mais conhecidos como escunas e catamarãs.
A norma condiciona o funcionamento destes veículos à capacidade máxima de 70% da ocupação original. Os donos dos meios de transporte náuticos devem assinar um termo de responsabilidade.
Segundo a prefeitura, o decreto levou em consideração a necessidade de equilíbrio entre as medidas para enfrentamento do Covid-19, e o compromisso com a administração pública em garantir o retorno das atividades comerciais desenvolvidas no município.
Em entrevista à Prensa, Kelly Coutinho, presidente da Abatur (Associação de Barcos de Turismo de Búzios), conta sobre como foi o período de suspensão para os trabalhadores e qual é a expectativa para a volta.
“Foi um período muito difícil, quase sete meses sem entrada nenhuma. Todo o pessoal que trabalha no setor acabou sofrendo muito com a pandemia e paralisação das atividades. A expectativa é grande pra todas as empresas. Nós retornamos agora no dia primeiro, seguindo todos os protocolos sanitários e diminuição da capacidade da embarcação, e estamos esperando que o próximo feriado nos ajude a capitalizar novamente”.
Todas as medidas de segurança sanitária devem ser mantidas.