A cidade, uma das mais procuradas pelos cariocas, decidiu endurecer as medidas para evitar o aumento de casos de Covid-19
A Prefeitura de Búzios está preparando um novo decreto com restrições mais duras durante o superferiado instituído pelo governador do RJ em exercício, Claudio Castro. Serão dez dias de recesso para conter a disseminação do vírus pelo estado. A medida poderia gerar um aumento no número de visitantes na cidade e consequente maior circulação do vírus. Diante da situação, o prefeito, Alexandre Martins (Republicanos), reuniu o secretariado e definiu os pontos principais do regramento.
As restrições serão mantidas por dez dias a contar a partir desta sexta-feira (26).
A Prensa teve acesso à minuta do documento que ainda será publicado em Boletim Oficial nas próximas horas. O texto considera os motivos mencionados acima, além do aumento de casos da doença já identificados no município, ao todo 19 leitos destinados à Covid-19 estão ocupados no Hospital Municipal Rodolpho Perissé e na tenda de triagem instalada ao lado da unidade de saúde.
Entre as restrições estão a proibição de shows, festas e eventos. Nas praias, estão proibidas a permanência, exceto para prática de atividades físicas individuais e o comércio ambulante e quiosques. Os catamarãs, táxis aquáticos, escunas e demais embarcações poderão operar com 50% de ocupação do uso de máscaras, não sendo autorizado o trânsito dentro das embarcações, ou seja, os passageiros devem estar sentados, e nem a realização de eventos e pista de dança nesses locais.
Estabelecimentos comerciais poderão funcionar até a meia noite, com atendimento exclusivo nas mesas e com ocupação máxima de 50%. A equipe deve ser reduzida, e os proprietários devem dar preferência aos funcionários residentes na cidade. A oferta de álcool em gel e uso de máscaras é obrigatório.
Em caso de descumprimento haverá aplicação de multas que variam entre 72 e 2.500 Unidades Fiscais de Referência (UFIRS)*. Em casos de reincidência, o alvará de funcionamento do estabelecimento poderá ser cassado. No caso das embarcações poderá haver suspensão das atividades por 30 dias.
Reunião de Alinhamento
O prefeito esteve reunido ainda, com o Comandante do 25° BPM Coronel Ibiapina; o Comandante da 5°CIA/25° BPM, Tenente Madureira e o Subcoordenador do CIOSP Wedson Cedro para tratar do alinhamento operacional, do que chamaram, desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
*Uma UFIR representa R$ 1,06.