Pular para o conteúdo
Search

Novo campus da Uerj em Cabo Frio inicia as aulas

Primeira unidade da Universidade na Região dos Lagos oferece os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais
Reproducao: Internet
Reproducao: Internet

Nesta terça-feira (27), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promoveu um evento de boas-vindas aos alunos aprovados no Vestibular 2024, marcando o início das atividades do novo Campus Cabo Frio, que abriga três cursos de ensino superior: Medicina, Geografia e Ciências Ambientais.

Fruto do projeto de interiorização, o campus fica situado no bairro Jardim Flamboyant, próximo ao Centro do município. As instalações serão provisoriamente compartilhadas com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos. O local conta com salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e todos os recursos necessários ao bom funcionamento das três graduações.

No primeiro dia de atividades, os novos alunos foram recepcionados com aulas magnas, sendo a de medicina ministrada pela pneumologista Margareth Dalcolmo, membro da Academia Brasileira de Medicina e a de Geografia e Ciências Ambientais pela bióloga Elizabeth dos Santos Franco. Neste primeiro dia estiveram presentes além da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, autoridades e familiares dos alunos. “Nossa responsabilidade é formar bons profissionais, que possam atender às necessidades da população”, afirmou a reitora, ao agradecer o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), dos parlamentares e dos servidores que se engajaram no projeto.

Gulnar Azevedo também declarou que a atual gestão estuda criar o curso de Enfermagem em Cabo Frio. “Nosso compromisso é garantir a expansão da Uerj, com planejamento e organização, entendendo que é papel da Universidade contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.

Durante o evento, aconteceu também a outorga dos contemplados no edital de Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O Hospital Universitário Hesio Cordeiro, que faz parte do novo campus de Cabo Frio e funcionará também como hospital-escola para os estudantes de Medicina, foi um dos beneficiados pelo financiamento e receberá R$ 10 milhões em recursos para compra e manutenção de equipamentos hospitalares. O investimento incrementa a pesquisa clínica, ampliando a capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças. A cerimônia de outorga contou com a presença do presidente da Faperj, Jerson Lima, e dos demais ganhadores (UFRJ, UFF e Unirio).

Ao todo, o novo campus oferece anualmente 140 vagas nos cursos de graduação, sendo 40 para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais. Diversas atividades e ações estão previstas para a primeira semana de aulas, dentre elas, ambientação dos alunos e mesas-redondas de diferentes temas, além de trabalho de campo e conversa com a equipe pedagógica

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Sustentabilidade e Segurança: ACVPC reforça ações em prol da Praia das Caravelas, em Búzios

Região dos Lagos tem fim de semana repleto de eventos culturais e gastronômicos

Rio Macaé é declarado Área Estadual de Interesse Turístico

Maricá abre Mostra Cultural de Final de Ano com programação diversificada em Itaipuaçu

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!