Saldo na geração de empregos de outubro representa o quarto mês consecutivo de resultado positivo. Novo Caged mostra balanço nacional
Pelo quarto mês consecutivo, o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) registrou saldo positivo na geração de empregos do país. Estes dados estão registrados na atualização do documento, que traz o balanço das estatísticas mensais sobre empregos formais até o mês de outubro.
Segundo o relatório, foram abertas 394.989 vagas com carteira assinada no último mês, resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos. De acordo com o Governo Federal, este é o melhor resultado para 2020, o que marca a retomada da economia brasileira após os efeitos econômicos gerados pela Covid-19.
O Novo Caged mostra que, em comparação com os diferentes ramos de empregos, os dois setores que marcaram os maiores números no saldo de outubro, foram os de serviços e comércio.
Na divisão por estados, o Rio de Janeiro registrou um saldo de 16.271 oportunidades em outubro. De forma geral, o mês foi positivo nas cinco regiões do país, com destaque para o Sudeste, onde o saldo ficou em 186.884 postos de trabalho; e no Sul, com resultado de 92.932. No Nordeste foram criados 69.519 empregos formais; no Centro-Oeste, 25.024; no Norte, 20.658 vagas.
Novo Caged
Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas.
Embora a maior parte das empresas esteja obrigada a declarar o eSocial, muitas deixaram de prestar informações de desligamentos no sistema. Para viabilizar a divulgação das estatísticas do emprego formal durante esse período de transição, foi feita a imputação de dados de outras fontes. Portanto, o Novo Caged é composto por informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.