Pular para o conteúdo
Search

Novembro Azul: Diagnóstico precoce do Câncer de próstata salva vidas

Campanha busca conscientizar homens sobre a importância dos exames de rotina e detecção precoce
Reprodução : iStock

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha do Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até 2025 o Brasil deve registrar mais de 71 mil novos casos da doença anualmente, um aumento de 8,5% em relação à estimativa anterior. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa cerca de 10,2% dos casos de câncer no país.

A recomendação é que os homens iniciem os exames de rastreamento aos 50 anos, ou a partir dos 45 anos para aqueles em grupos de risco, como indivíduos negros, obesos e com histórico familiar direto de câncer de próstata. De acordo com o urologista Dr. Mario Elias de Mattos, do Núcleo de Oncologia do Hcor, os exames incluem o toque retal e a dosagem de PSA, proteína específica da próstata. “O rastreamento precoce é fundamental, especialmente porque muitos homens permanecem assintomáticos nas fases iniciais da doença”, explica Mattos.

Estudos recentes apontam que menos de 40% dos homens acima dos 50 anos realizaram exames de próstata em 2023, segundo levantamento da farmacêutica Apsen em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O urologista Dr. Samuel Juncal reforça a importância dos exames regulares para detectar o câncer antes que ele avance. “O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Além do toque retal, o teste de PSA é essencial para a detecção precoce”, afirma.

O tratamento em estágio inicial da doença, quando está restrita à próstata, pode ser cirúrgico ou radioterápico, ambos com altas taxas de cura. Segundo o Dr. Juncal, cirurgias robóticas têm avançado na área de urologia, proporcionando recuperação mais rápida e menores efeitos colaterais. “A tecnologia robótica reduz o tempo de internação e as sequelas, como a incontinência e a disfunção erétil”, explica o especialista, com experiência em cirurgia laparoscópica e robótica pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Búzios e Cabo Frio já estão se preparando para promover ações de prevenção e conscientização. A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Búzios para saber quais ações e eventos serão realizados em alusão ao Novembro Azul. As atividades serão realizadas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um dia específico em cada unidade para atendimentos e orientações voltados à prevenção de doenças masculinas e ao cuidado integral com a saúde do homem.

A programação contará com o “Dia D” em cada unidade, onde serão oferecidos atendimentos e atividades educativas. Durante o Dia D, as UBS estarão preparadas para atender os homens com conversas educativas e orientações sobre a prevenção de doenças como câncer de próstata, hipertensão e diabetes. A equipe de profissionais de saúde estará à disposição para consultas, exames de rotina e solicitações de exames, reforçando o compromisso do município com a saúde preventiva e acessível.

O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Dr. Antonio Pedro, destaca a importância dessa iniciativa: “Queremos chamar a atenção dos homens para a importância do autocuidado e da prevenção. O Novembro Azul é uma oportunidade de conscientização e incentivo ao cuidado com a saúde de forma contínua.”

O secretário de Saúde, Leonidas Heringer, reforça o propósito da ação: “Nosso compromisso é com a saúde de toda a população. No Novembro Azul, vamos até as UBS para proporcionar acesso e informações de forma prática e acolhedora, incentivando os homens de Búzios a cuidarem de sua saúde.”

Confira a programação completa no site da Prefeitura de Búzios.

Cabo Frio já está promovendo a campanha sobre a saúde masculina que visa conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde. O objetivo da campanha é promover o acompanhamento periódico da saúde, incentivando a realização de exames e um estilo de vida saudável.

Durante todo o mês, a rede de Atenção Básica do município realizará diversas atividades educativas e de acolhimento. Entre as ações programadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), além de consultas médicas e a solicitação de exames, estão as rodas de conversa e palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, tabagismo, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, e o gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Confira a programação completa no site da Prefeitura de Cabo Frio.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Fraude com moeda social de Maricá gera prejuízo de R$ 64 milhões

Rio de Janeiro alerta para aumento de casos de meningite tipo W

Projeto prevê afastamento de servidores públicos condenados por pedofilia

Rio de Janeiro abre 100 mil novos pequenos negócios em 2024

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!