Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha do Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), até 2025 o Brasil deve registrar mais de 71 mil novos casos da doença anualmente, um aumento de 8,5% em relação à estimativa anterior. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e representa cerca de 10,2% dos casos de câncer no país.
A recomendação é que os homens iniciem os exames de rastreamento aos 50 anos, ou a partir dos 45 anos para aqueles em grupos de risco, como indivíduos negros, obesos e com histórico familiar direto de câncer de próstata. De acordo com o urologista Dr. Mario Elias de Mattos, do Núcleo de Oncologia do Hcor, os exames incluem o toque retal e a dosagem de PSA, proteína específica da próstata. “O rastreamento precoce é fundamental, especialmente porque muitos homens permanecem assintomáticos nas fases iniciais da doença”, explica Mattos.
Estudos recentes apontam que menos de 40% dos homens acima dos 50 anos realizaram exames de próstata em 2023, segundo levantamento da farmacêutica Apsen em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O urologista Dr. Samuel Juncal reforça a importância dos exames regulares para detectar o câncer antes que ele avance. “O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Além do toque retal, o teste de PSA é essencial para a detecção precoce”, afirma.
O tratamento em estágio inicial da doença, quando está restrita à próstata, pode ser cirúrgico ou radioterápico, ambos com altas taxas de cura. Segundo o Dr. Juncal, cirurgias robóticas têm avançado na área de urologia, proporcionando recuperação mais rápida e menores efeitos colaterais. “A tecnologia robótica reduz o tempo de internação e as sequelas, como a incontinência e a disfunção erétil”, explica o especialista, com experiência em cirurgia laparoscópica e robótica pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Búzios e Cabo Frio já estão se preparando para promover ações de prevenção e conscientização. A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Búzios para saber quais ações e eventos serão realizados em alusão ao Novembro Azul. As atividades serão realizadas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com um dia específico em cada unidade para atendimentos e orientações voltados à prevenção de doenças masculinas e ao cuidado integral com a saúde do homem.
A programação contará com o “Dia D” em cada unidade, onde serão oferecidos atendimentos e atividades educativas. Durante o Dia D, as UBS estarão preparadas para atender os homens com conversas educativas e orientações sobre a prevenção de doenças como câncer de próstata, hipertensão e diabetes. A equipe de profissionais de saúde estará à disposição para consultas, exames de rotina e solicitações de exames, reforçando o compromisso do município com a saúde preventiva e acessível.
O coordenador da Atenção Primária de Saúde, Dr. Antonio Pedro, destaca a importância dessa iniciativa: “Queremos chamar a atenção dos homens para a importância do autocuidado e da prevenção. O Novembro Azul é uma oportunidade de conscientização e incentivo ao cuidado com a saúde de forma contínua.”
O secretário de Saúde, Leonidas Heringer, reforça o propósito da ação: “Nosso compromisso é com a saúde de toda a população. No Novembro Azul, vamos até as UBS para proporcionar acesso e informações de forma prática e acolhedora, incentivando os homens de Búzios a cuidarem de sua saúde.”
Confira a programação completa no site da Prefeitura de Búzios.
Cabo Frio já está promovendo a campanha sobre a saúde masculina que visa conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde. O objetivo da campanha é promover o acompanhamento periódico da saúde, incentivando a realização de exames e um estilo de vida saudável.
Durante todo o mês, a rede de Atenção Básica do município realizará diversas atividades educativas e de acolhimento. Entre as ações programadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), além de consultas médicas e a solicitação de exames, estão as rodas de conversa e palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, tabagismo, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, e o gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
Confira a programação completa no site da Prefeitura de Cabo Frio.