Pular para o conteúdo
Search

Nova rota de voos dá esperança de injeção de recursos em Cabo Frio

O anúncio da Gol Linhas Aéreas de que passará a operar, a partir de dezembro, uma linha direta entre o Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, injetou ânimo no setor turístico de aumento no fluxo de visitantes durante a alta temporada. Para o secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, os impactos podem ocorrer em várias escalas da cadeia produtiva.

– Em primeiro lugar, movimenta o aeroporto e gera novas taxas. No desembarque os passageiros utilizam serviços de traslado e táxis, seja para Cabo Frio mesmo ou para cidades vizinhas. Para a hotelaria, significa um maior número de hóspedes, além do acesso a um público que busca mais rapidez na vinda e na volta. Monetariamente, só um estudo mais aprofundado pode dizer, mas posso garantir que Cabo Frio só tem a ganhar – afirma Radamés.

O secretário lemba que a Azul Linhas Aéreas já opera voos regulares, durante todo o ano, entre o Aeroporto de Cabo Frio e o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e que a entrada da Gol mostra que o Aeroporto pode, enfim, caminhar para equilibrar a balança, que atualmente é mais favorável para as atividades de apoio à indústria do petróleo, como voos de cargas e transporte de trabalhadores das plataformas de petróleo em helicópteros.

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio completou, neste ano, 18 anos de concessão para a iniciativa privada. Foi o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil. Em 2001 a administração do aeroporto foi licitada e assumiu a concessionária Costa do Sol. Em 2011, o Grupo Libra adquiriu 60% das ações. A unidade voltou para as mãos da Costa do Sol em 2017, quando o Grupo Libra se retirou do negócio durante as investigações da Operação Skala, que apurava se o presidente Michel Temer editou um decreto a fim de favorecer empresas portuárias, incluindo o Grupo Libra, em troca de propina.

A pista do Cabo Frio Airport, como passou a ser chamado este ano, é a segunda maior do Estado do Rio, atrás apenas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Com quase 3 Km de extensão, a pista possui uma área de escape que permite o pouso em segurança de gigantes como os Boeings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o gigante ucraniano Antonov. Está habilitado a operar voos cargueiros e de passageiros (internacionais e nacionais). Mas o maior movimento é de helicópteros que transportam trabalhadores para plataformas de petróleo.

Também neste ano, de olho no aumento das importações de produtos relacionados à área de saúde, como medicamentos e insumos, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio está buscando se especializar no  desembaraço, na armazenagem e na logística de distribuição  destes materiais.  Tendo em vista as peculiaridades do segmento, o Cabo Frio Airport criou uma estrutura exclusiva e especializada em Healthcare.

No mês passado a unidade aeroportuária e a Latam Airlines celebraram dez anos de parceria. A empresa aérea opera com voos regulares de cargas, diretos e semanais, a partir de Miami (EUA) e da Cidade do México (MEX) para Cabo Frio.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.