O anúncio da Gol Linhas Aéreas de que passará a operar, a partir de dezembro, uma linha direta entre o Aeroporto Internacional de Cabo Frio e o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, injetou ânimo no setor turístico de aumento no fluxo de visitantes durante a alta temporada. Para o secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, os impactos podem ocorrer em várias escalas da cadeia produtiva.
– Em primeiro lugar, movimenta o aeroporto e gera novas taxas. No desembarque os passageiros utilizam serviços de traslado e táxis, seja para Cabo Frio mesmo ou para cidades vizinhas. Para a hotelaria, significa um maior número de hóspedes, além do acesso a um público que busca mais rapidez na vinda e na volta. Monetariamente, só um estudo mais aprofundado pode dizer, mas posso garantir que Cabo Frio só tem a ganhar – afirma Radamés.
O secretário lemba que a Azul Linhas Aéreas já opera voos regulares, durante todo o ano, entre o Aeroporto de Cabo Frio e o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, e que a entrada da Gol mostra que o Aeroporto pode, enfim, caminhar para equilibrar a balança, que atualmente é mais favorável para as atividades de apoio à indústria do petróleo, como voos de cargas e transporte de trabalhadores das plataformas de petróleo em helicópteros.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio completou, neste ano, 18 anos de concessão para a iniciativa privada. Foi o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil. Em 2001 a administração do aeroporto foi licitada e assumiu a concessionária Costa do Sol. Em 2011, o Grupo Libra adquiriu 60% das ações. A unidade voltou para as mãos da Costa do Sol em 2017, quando o Grupo Libra se retirou do negócio durante as investigações da Operação Skala, que apurava se o presidente Michel Temer editou um decreto a fim de favorecer empresas portuárias, incluindo o Grupo Libra, em troca de propina.
A pista do Cabo Frio Airport, como passou a ser chamado este ano, é a segunda maior do Estado do Rio, atrás apenas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Com quase 3 Km de extensão, a pista possui uma área de escape que permite o pouso em segurança de gigantes como os Boeings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o gigante ucraniano Antonov. Está habilitado a operar voos cargueiros e de passageiros (internacionais e nacionais). Mas o maior movimento é de helicópteros que transportam trabalhadores para plataformas de petróleo.
Também neste ano, de olho no aumento das importações de produtos relacionados à área de saúde, como medicamentos e insumos, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio está buscando se especializar no desembaraço, na armazenagem e na logística de distribuição destes materiais. Tendo em vista as peculiaridades do segmento, o Cabo Frio Airport criou uma estrutura exclusiva e especializada em Healthcare.