O Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART) abre suas portas para uma nova exposição temporária nesta terça-feira (24), às 18h. Intitulada “O Mar, A Pesca, A Ponta dos Búzios”, a exposição é uma criação da socióloga e fotógrafa Lygia Baeta Neves e é baseada em seu livro homônimo, publicado pela Nau Editora.
A exposição fotográfica resulta de uma extensa pesquisa que contou com a colaboração de Luíza de Cavalcante A. Ferreira. Juntas, elas realizaram registros e entrevistas com pescadores tradicionais de Armação dos Búzios (RJ), capturando suas vivências e documentando as transformações socioeconômicas, culturais e humanas que afetam a cidade. A mostra traz à tona a ameaça de desaparecimento da pesca artesanal, um elemento fundamental da identidade local.
A inauguração faz parte da programação da 18ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que nesta edição traz o tema “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. A proposta do evento é promover a reflexão sobre a importância da acessibilidade em instituições culturais e fomentar a inclusão social.
O MART, um espaço dedicado à promoção da arte e da cultura, oferecendo exposições, eventos e atividades que enriquecem a vida cultural da região. A nova exposição de Lygia Baeta promete ser uma oportunidade única para os visitantes se conectarem com a tradição pesqueira local e refletirem sobre os desafios enfrentados por essa atividade.
O MART está localizado no Largo de Santo Antônio – Centro, Cabo Frio – RJ, 28905-365, e funciona de terça à sábado das 10h as 17h. Para mais informações consulte as redes sociais.