Serão entregues 193.500 doses de vacinas Coronavac para os 92 municípios do Rio de Janeiro
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) começa, nesta sexta-feira (19), a distribuição de uma nova remessa com 173.500 segundas doses da vacina CoronaVac para os 92 municípios do Rio de Janeiro.
Além deste total, também serão entregues outras 20 mil doses, sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda, que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição.
As cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá serão os primeiros a retirar os lotes do imunizante, nesta sexta-feira (19), com escolta da Polícia Militar. Já os municípios do interior irão receber as vacinas a da próxima segunda-feira (2), que serão escoltadas por meio de quatro aeronaves do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado, com o apoio da Polícia Civil.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) ressaltou que a programação da campanha de vacinação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) estabeleceu os grupos prioritários para a primeira fase da vacinação composto por:
- Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
- Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
- Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
- Trabalhadores dessas instituições;
- Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
- Idosos com mais de 90 anos.
Ate às 10h desta sexta-feira (19), o Vacinômetro do Estado contabilizou 418.419 pessoas imunizadas.