O projeto Nosso Samba volta a movimentar a Baixada Litorânea com uma edição marcada para o dia 30 de agosto, a partir das 18h, na Praça Santos Dumont, no Centro de Búzios. O evento gratuito reúne música, cultura popular, feira de empreendedoras e protagonismo feminino, reafirmando sua proposta de ocupar o espaço público com arte e diversidade.
Produzido pela Arqueiro Produções, sob direção da idealizadora Karenn Varella, o evento será conduzido pela banda Um Salto no Samba, formada por mulheres musicistas, e contará com participações especiais, como a cantora buziana Pretha Dri. A programação também inclui a DJ Nana Clara, com curadoria de ritmos da diáspora, o grupo Ventarolas, trazendo o maracatu, e o Slam de Crioula, com poesia marginal e crítica social.
Cultura, memória e solidariedade
Além das rodas de samba e intervenções artísticas, a noite terá a feira de artesanato, resultado da parceria entre a Associação de Artesãos e Artistas de Cabo Frio (ACF) e as Mulheres Caiçaras Buzianas, valorizando saberes tradicionais em peças autorais de arte e gastronomia.
Nesta edição, o projeto também promove uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal em parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios, destinados ao CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher.
“O Nosso Samba é reencontro com a rua, com a roda e com a nossa história. É o povo ocupando o que é seu com alegria, arte e afeto. O protagonismo é nosso, das mulheres que fazem essa engrenagem girar, mas o evento é para todos os públicos”, destacou Karenn Varella.
Itinerância e patrocínio
O Nosso Samba terá ainda edições em Cabo Frio e Arraial do Cabo. O projeto conta com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.



