Testes rápidos e vacinação contra a doença estão entre os serviços que serão ofertados
Uma campanha de conscientização sobre a incidência das hepatites virais será realizada nesta quarta-feira (21), no Terminal Aléxis Novellino, em Cabo Frio. A ação é fruto de uma parceria entre a Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ da cidade e o Hospital Dia. Diversos serviços estarão disponíveis das 19h às 21h, na sala que atualmente é utilizada para auxílio e informações aos turistas. A programação é em alusão ao “Julho Amarelo”.
Serão ofertados serviços de testes rápidos, emissão de Cartão do SUS, vacinação contra hepatites, vacinação contra a Influenza e aferição de pressão arterial. Além da oferta de serviços, a campanha tem o objetivo de alertar a população sobre os riscos da doença.
Segundo o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa, foi percebido pelas equipes da pasta e do Hospital Dia a necessidade de realizar ações de saúde pública, voltadas para a população LGBTI+ e, principalmente, para as trans, que se encontram muitas vezes em vulnerabilidade social.
“Estando mais próximos e facilitando o acesso dessas pessoas, tivemos a ideia de realizar a ação noturna, num local de fácil acesso na cidade. A ação será desenvolvida para todos aqueles que estiverem precisando, desde o motorista de ônibus, os lojistas que trabalham em horário comercial, pessoas que estiverem passando pelo local, entre outros”, explicou o superintendente
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.