Ação conta com a participação de colaboradores de diversas áreas. Concessionária prepara série de atividades em março
A Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, preparou uma variada programação para marcar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março. A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância do papel de cada cidadão na recuperação, conservação dos recursos hídricos e uso consciente.
Abrindo as ações, a concessionária começou a divulgação da campanha “Paixão que movimenta”, que traz a participação dos colaboradores que atuam em diversas áreas, da produção até o tratamento de esgoto, mostrando como suas rotinas contribuem para levar água tratada às famílias e todo o cuidado para que os resíduos que saem dos imóveis sejam tratados e retornem ao meio ambiente sem causar impactos.
As peças serão divulgadas ao longo de todo o mês nos canais oficiais da concessionária nas redes sociais, além de anúncios em sites e jornais. Nesta primeira semana, a Prolagos inaugura o viveiro de mudas nativas da região na Estação de Tratamento de Esgoto de Iguaba Grande.
A produção contribuirá com plantios em praças e escolas realizados pela Prolagos, por meio de ações de responsabilidade socioambiental. O próximo já está marcado, será no dia 22, no entorno da represa de Juturnaíba, manancial onde é feita a captação de água bruta.
A programação conta ainda com o lançamento da terceira edição do Prêmio de Jornalismo Ambiental, que tem como objetivo valorizar os jornalistas e estimular a produção de reportagens sobre a importância dos investimentos em saneamento na região. O concurso vai distribuir R$ 36 mil em prêmios entre cinco categorias profissionais e uma universitária.
Na próxima semana, a concessionária apresentará o mini documentário #ALagoaVive, que mostra a recuperação gradual da Lagoa de Araruama, com destaque para a fartura de peixes e a procura dos turistas no verão.
Neste mês, dois importantes projetos serão lançados: o Convênio para Monitoramento de Recursos Hídricos, como a Lagoa de Araruama, com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), que contará com a participação de alunos de vários cursos como Engenharia Civil, Ambiental e de Produção; o outro é o Projeto Impulso, que tem como objetivo de promover o desenvolvimento de pessoas, famílias e comunidades de forma sustentável.
O Projeto Impulso conta com três subprojetos: Vida na Lagoa, que fará um diagnóstico da Lagoa de Araruama com foco na sustentabilidade profissional dos pescadores da laguna, promoção de ações de desenvolvimento das potencialidades locais, com respeito à atividade pesqueira artesanal; Estação do Saber, espaço científico cultural com foco em educação ambiental por meio de visitas monitoradas.
O local apresentará, de forma lúdica, algumas características da água e fenômenos que ilustram o comportamento desse líquido em diversas situações; e Natureza da Educação para o Mangue voltado exclusivamente para o Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios, com foco na preservação deste raro ecossistema.
Para levar água tratada a mais famílias, também em março a Prolagos iniciará as obras de extensão de rede. Até o final do ano serão implantados mais de 30 mil metros de tubulação beneficiando moradores de diversas localidades, como Botafogo e Florestinha, em Cabo Frio, Alto da Rasa, em Búzios e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.
Desde o início de sua atuação, em 1998, a Prolagos já investiu R$ 1,4 bilhão em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil, duas vezes mais do que a média nacional. Nesse período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passou de 30% para 98% da população da área urbana, e saltou de praticamente 0 para 80% o índice de atendimento em esgotamento sanitário na região.
A concessionária conta com a expertise da Aegea Saneamento, uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país, que atua em 126 municípios impactando a vida de mais de 11 milhões de pessoas.