Pular para o conteúdo
Search

No meio do caminho tinha festivais gastronômicos…E, também, trilhas e esportes!

A Prensa te ajuda a descobrir, nesta nova coluna semanal, os lugares mais lindos e acessíeis da região; Explore Búzios e Cabo Frio nesta viagem mágica pela praia das Amendoeiras até as Dunas do Peró

por Gracie Croce

Vai ser difícil manter a dieta neste último mês de inverno! Mal terminou o Degusta Búzios, que movimentou a cidade durante dois finais de semana, já começamos a contagem regressiva para o Sabores de Cabo Frio, que acontece entre os dias 1º de setembro e 1º de outubro. Mas, além de dar uma pincelada no festival da cidade vizinha, vamos sugerir atividades em meio à natureza exuberante que emoldura os dois destinos. Nada mal queimar as calorias curtindo uma trilha – a da praia da Amendoeira liga as duas cidades – ou se jogando numa aula de sandboard nas dunas do Peró, no meio do caminho entre Búzios e Cabo Frio.

Sabores de Cabo Frio
A nona edição do festival reúne mais de 60 estabelecimentos que preparam delícias e surpresas inspiradas na “Ancestralidade da Cozinha Brasileira”. O tema da edição 2023 vem do livro “História da Alimentação no Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo. Na publicação, o autor propõe que a nossa cozinha é fruto de outras três culturas: indígena, africana e portuguesa. E é a partir dessa mistura cheia de saberes, sabores e tradições que as casas prometem surpreender cabo-frienses, buzianos, cariocas, mineiros… e todo o público que aprecia e prestigia o evento nesta quase uma década de realização. Em breve, mais detalhes!

Calorias & Natureza
Uma vez que a dieta vem perdendo lugar para os festivais e suas delícias, que tal investir em atividades físicas, tendo como cenário as belezas naturais espalhadas pelo caminho entre Búzios e Cabo Frio? Com a temperatura mais amena no inverno, nada melhor que explorar os cantos e recantos paradisíacos do nosso “quintal”.

Uma belíssima dica é a trilha da praia da Amendoeira, que liga as duas cidades, começando na praia das Caravelas e terminando no Pontal do Peró, somando cerca de 6km, boa parte em terreno plano e sombreado. O circuito é sempre acompanhado por centenas de borboletas coloridas e vegetação formada por cipós, cactos, espadas-de são-Jorge e gigantescas bromélias delicadamente equilibradas no alto das árvores – aquele lindo mosaico de mata Atlântica, caatinga e restinga, típico da região, protegida pelo Parque Estadual da Costa do Sol.

O ponto alto da aventura é a praia que dá nome à trilha, digna de um sonho… e assim como os sonhos, nem sempre está ao nosso alcance! A linda e isolada praia, escondida em meio a paredões de pedra e uma mata verdíssima, somente dá o ar da graça durante a lua cheia, na maré baixa. Na alta, a faixa de areia some por completo. O cenário é ainda mais exclusivo por conta do acesso, pouco explorado e desconhecido por turistas e até mesmo por moradores de Búzios. Um mergulho por ali é garantia de energias renovadas.

O roteiro segue rumo ao Pontal do Peró, onde é impossível não aceitar o convite para um banho no mar azul de ondas que quebram nas areias branquinhas da praia do Kalunga. As pedras no canto esquerdo são os mirantes perfeitos para uma sessão de fotos emoldurada pelas dunas.

A vontade é de seguir caminhando até os incríveis montes de areia. Mas isso fica para o próximo sonho, ou melhor, para o próximo parágrafo! E se você curtiu a dica, fique ligado: a próxima lua cheia é dia 30 de agosto! Por ser uma trilha sem sinalização, recomendamos contar com a turma da Cactus Experiências para guiar o passeio (@cactusexperiencias).

Banho de areia
As belas dunas do Peró estão mais próximas de Búzios do que se imagina. No meio da estrada para Cabo Frio, um atalho leva às gigantescas formações, perfeitas para a prática do sandboard ou “surfe na areia”. O esporte de aventura é indicado para crianças a partir de 5 anos e sem limite de idade, sendo fundamental o acompanhamento de instrutores profissionais.

Pontal do Peró / foto Geysa Oliveira

Nossa dica é contatar o Rafael Marendino (@rafael_marendino) e marcar uma aula. A experiência tem três horas de duração, incluindo, além das emocionantes descidas, uma verdadeira aula sobre a formação das dunas, as áreas de proteção e a fauna e a flora típicas da região. A atividade em cima da prancha dura, em média, duas horas, com o aluno passando por três fases de adaptação e aprendizagem, incluindo a completa sensação de liberdade. E vai uma dica: nas aulas da tarde, o pôr do sol está incluído no roteiro!

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.