Desenvolvimento sustentável. Meio Ambiente. Saúde. Atualmente, estes três temas tem se destacado no vocabulário e no cotidiano da sociedade ao redor do globo. Unindo essa temática, a proposta de uma dieta vegetariana, ou seja, sem o consumo de produtos de origem animal, têm se tornado cada dia mais comum. Como forma de incentivar a adesão, a Farm Animal Rights Movement (FARM), criou em 1985, o Dia Mundial Sem Carne, celebrado anualmente no dia 20 de março.
O movimento consiste na conscientização da população para os benefícios de uma dieta sem carne. Além de desmistificar o vegetarianismo no quesito saúde – mostrando que uma alimentação sem produtos de origem animal pode trazer aumento da saciedade, melhora no trânsito intestinal, diminuição de inflamações e redução do risco associando a doenças crônicas – a data também promove a percepção dos impactos ambientais causados pela produção da carne.
Atualmente, a industria pecuária é uma das maiores causadoras de impactos negativos para o meio ambiente. Dentro do percurso que um bife realiza até chegar a mesa do consumidor, uma grande área florestal teve que ser destruída para criação do gado. Além disso, as quantidades de água, grãos e combustíveis fosseis usados para essa produção chega a ser absurda, podendo causar um impacto considerável nas mudanças climáticas que já estão sendo sentidas nos dias de hoje.
Além de questões ambientais, o Dia Mundial Sem Carne também busca divulgar e promover a gastronomia sustentável. Infelizmente, a dieta vegetariana muitas vezes é vista como pejorativa para muitos consumidores. No entanto, o movimento tem o intuito de mostrar pratos diversificados e saborosos que podem se encaixar em cada rotina.
Locais
Para aqueles que desejam aderir ao movimento nesta quarta-feira, seguem algumas opções de restaurantes que priorizam a sustentabilidade como menu principal do seu cardápio gastronômico.
Inicialmente, vale ressaltar uma das principais opções para quem gostaria de aderir a data em um espaço acolhedor. Localizado no Búzios Espiritualidade Hotel, o OM Gastronomia oferece uma experiência gastronômica vegetariana única e incrível. Além de um estabelecimento, o OM se destaca por um estilo de vida, mais natural e descontraído.
Com o intuito de agregar uma alimentação saborosa e saudável com um um cuidado interno de corpo e alma, o estabelecimento nasceu em um dos locais mais paradisíacos da cidade, a Praia de Caravelas. Idealizado pela gestão do Hotel em parceria com os fundadores do Prana, famoso restaurante vegetariano carioca, o local veio com a proposta de trazer um serviço de qualidade para agregar o serviço gastronômico de maneira surpreendente.
Sem rótulos e sem preconceitos. A partir desse lema, o estabelecimento busca acolher os nichos vegetarianos e não vegetarianos. Com foco no sabor, o cardápio inclui opções desde o café da manhã até o jantar, e fica aberto ao público entre 8h da manhã e 23h, alternando o menu para cada ocasião.
Segundo Guilherme Baptista, um dos sócios responsáveis pelo restaurante, em relação ao Dia Mundial Sem Carne, ele demonstra que a data vêm para somar sem medo aqueles que desejam passar um dia saindo da zona de conforto. “Aqui não tem ninguém querendo levantando bandeira, o OM não levanta a bandeira, não é radical. O OM não quer que ninguém capote a vida pra se transformar mas a gente quer ser uma opção de qualidade pra uma pessoa poder se transformar”, afirma o gestor.
Para saber mais sobre a programação do local, basta entrar no site ou procurar o estabelecimento através da rede social oficial do restaurante.
Outra opção interessante na cidade é o Samsara Restaurante Empório. Localizado no coração da cidade, na Rua das Pedras, o restaurante apresenta um cardápio variado, incluindo almoço, hambúrguer e pizzas.
Já para aqueles que não querem sair de casa, o Grão Culinária Vegetariana é uma ótima opção. Atendendo na modalidade de delivery, o restaurante possui pratos variados para todos os gostos. Para mais informações acesse o perfil oficial das redes sociais.
Receitas
Se você é daqueles que prefere se aventurar na cozinha, segue algumas opções de receitas sem carne para testar neste dia.