- Sem tratamento, produto traz riscos graves à saúde da população.
- Empresa realiza eventos em comemoração à data.
No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data busca a conscientização da população sobre as formas de se utilizar esse recurso essencial para a vida. Além de fornecer água de qualidade e levar saúde para cerca de 400 mil habitantes dos municípios da área de concessão (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia), faz parte do comprometimento da Prolagos, uma empresa do grupo Aegea Saneamento, promover a reflexão sobre a importância da água tratada e seu uso consciente.
Água sem tratamento pode trazer danos à saúde das pessoas
Nitrato, nitritos e coliformes são alguns dos elementos que podem ser encontrados em água de poços irregulares que, quando consumida, pode trazer danos graves à saúde. A população deve conhecer a procedência da água, que deve atender os padrões estabelecidos pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde.
Autoridades da saúde pública e ambiental alertam que boa parte das águas superficiais, colhidas em poços artesianos ou bicas, está contaminada. Para o mestre e doutor em Ciências pela Fiocruz, Waldemiro Romanha, saber a origem do produto é requisito essencial para garantir a saúde.
“As doenças de veiculação hídricas são muitas e largamente conhecidas. A água contaminada, ou seja, imprópria para o consumo humano, como as vendidas por carros-pipa clandestinos, pode causar doenças como febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal, entre outros. Das doenças possíveis de serem adquiridas em águas subterrâneas (água de poço), estão incluídas as disenterias causadas principalmente pela presença de coliformes totais e termotolerantes – bactéria Escherichia coli. Esta bactéria causa diarreia sanguínea quando presente no intestino. Também pode causar febre e choque quando presente na corrente sanguínea, levando, inclusive, à morte. Atualmente, é uma das principais causas de diarreia em todo mundo.”
O doutor frisa que, em função disso, para o consumo humano o ideal é utilizar a água que chega às residências já tratada pelas concessionárias.
“As pessoas precisam se certificar da qualidade da água que estão consumindo. Terem passado por Estações de Tratamento, representa a minimização dos riscos de adquirir doenças veiculadas pela água. A água tratada por órgãos governamentais ou por eles fiscalizada é adequada para o consumo humano, pois está dentro dos valores aceitáveis estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica Waldemiro.
Toda água distribuída pela Prolagos à população atende os mais rígidos padrões de qualidade e potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. A concessionária realiza mais de quatro mil análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de tratamento e abastecimento. Os resultados são encaminhados aos órgãos de saúde pública e à Agência Reguladora (Agenersa). O consumidor pode conferir os resultados dos principais parâmetros analisados, mensalmente, na conta de água.
Palestra e ações de sustentabilidade para comemorar a data
O Dia Mundial da Água será celebrado com extensa programação. O objetivo é despertar a conscientização da população da Região dos Lagos para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, vitais para o desenvolvimento da região essencialmente turística.
A programação começa nesta quarta-feira, 22/03, a partir das 8h30, com atividades gratuitas no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia. Na ocasião, mais de 200 alunos participarão do evento que terá uma equipe do Laboratório Móvel, que faz parte do Programa de Educação Socioambiental da Concessionária “Saber Faz Bem”, e visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada ao lado do horto.
No início da tarde, a partir das 14h, haverá apresentação do espetáculo teatral “Prolaguito e sua Turma”. O teatro de bonecos tem como personagem principal o Prolaguito – polvo mascote da concessionária – e leva de uma forma lúdica e divertida, conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público e fala sobre a importância do uso consciente da água e do tratamento de esgotos para a preservação do meio ambiente. O Horto Escola Artesanal fica na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no Bairro Balneário das Conchas.
A apresentação da peça acontece também no Shopping Park Lagos, às 19h. O Shopping fica na Avenida Henrique Terra no bairro Portinho, em Cabo Frio.