Pular para o conteúdo
Search

No Dia de Combate a LGBTfobia, a Prensa destaca o primeiro ambulatório para travestis e transexuais na Região dos Lagos

Ambulatório Demétrio Campos fica em Cabo Frio e, desde a inauguração, em dezembro de 2021, já teve 210 atendimentos

Em 1990, a homossexualidade era vista pela sociedade como uma doença, e neste mesmo ano a Organização Mundial de Saúde retirou da Classificação Internacional de Doenças (CID) a orientação sexual. Desde então, o dia 17 de maio é visto como o dia internacional para combater o preconceito e a violência contra a população LGBTQIA+. Nesta data a Prensa destaca o trabalho do Ambulatório Demétrio Campos, que tem atendimentos especializados de saúde para a população transexual e travesti, o primeiro da Região dos Lagos.

“O Ambulatório Demétrio Campos é de vital importância para o município de Cabo Frio, pois, busca pela equidade no atendimento. Todos os profissionais foram capacitados para acolher e compreender o indivíduo em toda a sua totalidade, fazendo com que a população LGBTQIA+ tenha um tratamento digno, sem constrangimento ou preconceito”, diz David Simplício, diretor Administrativo do Ambulatório.

De dezembro a maio deste ano, a unidade já realizou 210 atendimentos, não só de moradores de Cabo Frio, mas de pessoas das cidades vizinhas.

“É de suma importância ter um local para acolhimento e acompanhamento da transição da pessoa trans. Inclusive estou fazendo meus exames por lá. É um marco, o ambulatório trans, para a nossa região. Porém, ainda se faz necessário a inclusão de um endocrinologista especialista em transexualidade para esse acompanhamento e capacitação para os médicos atuantes”, diz Theo Silveira, coordenador LGBTQIA+ da Baixada Litorânea.

Sobre a falta de um endocrinologista, o diretor da unidade disse que os pacientes continuaram fazendo o tratamento com a médica clínica até o início deste mês e que aguardando uma nova profissional para dar prosseguimento ao atendimento aos pacientes de hormonização.

Em Cabo Frio, a data também municipal de Luta contra a LGBTfobia, sancionada por meio da Lei nº 2.334.

Funcionamento

A unidade é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, e fica localizada na Rua Leonor Fonseca da Costa s/n, no bairro Porto do Carro, e tem uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.

A unidade fica localizada na Rua Leonor Fonseca da Costa s/n, no bairro Porto do Carro. Foto reprodução.

O acolhimento funciona de segunda, quarta e sexta das 8h às 17h; médico de clínico geral toda as sextas das 13h às 17h; psicóloga nas quartas-feiras das 13h às 17h; assistente social toda segunda das 8h às 12h; enfermeiro toda segunda das 8h às 12h; e nutricionista toda sexta das 13h às 17h. Além disso, tem farmácia popular e coleta de exames laboratoriais todas as quintas-feiras das 6h30 às 8h. Não é necessário agendamento prévio.

Em dezembro, na inauguração, o prefeito José Bonifácio destacou a importância do atendimento de saúde ser para todos, independentemente do município.  “Se os outros municípios não abrem, nós temos que fazer a nossa parte. Vamos atender todos os pacientes que buscarem cuidado e acolhimento de saúde em nossa cidade”, destacou o prefeito à época.

O ambulatório é uma homenagem a Demétrio Campos, jovem cabofriense que faleceu em maio de 2020. Demétrio, foi um homem trans, negro, que lutava pelas causas contra o racismo, transfobia e todo tipo de preconceito.

Mutirão da DiversidadeCabo Frio

Nesta terça-feira (17) tem Mutirão da Diversidade em Cabo Frio. O evento acontece das 14h às 17h, na Praça Porto Rocha, no Centro. Na atividade, realizada pela Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ em parceria com o Grupo Iguais, serão oferecidos serviços como orientação para retificação de registro de nascimento, emissão do cartão do SUS e orientação para registro de casamento, além da Superintendência da Juventude que auxiliará com a emissão da Identidade Jovem.

Equipes do Hospital Dia e do Ambulatório Demétrio Campos marcarão presença, fazendo a triagem e disponibilizando encaminhamento para testes rápidos de IST´s, promovendo atendimento com escutas psicológicas, nutricionista e atendimentos sociais, incluindo ainda aferição de pressão e teste de glicose.

A Coordenadoria de Direitos Humanos, Superintendência da Pessoa com Deficiência, e a Superintendência da Mulher com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) também levarão diversos serviços ao evento.

Dia Internacional contra a LGBTfobia

Por que precisamos criminalizar a LGBTfobia no Brasil
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking do país que mais mata travestis. Foto reprodução I internet

Há 32 o Dia Internacional Contra a LGBTfobia é um momento de alerta para dados estatísticos significantes que pedem um olhar atento e ações urgentes de políticas públicas para a população LGBT. De acordo com a Associação Nacional dos Travestis (ANTRA), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking do país que mais mata travestis. De acordo com o relatório do Grupo Gay da Bahia, em parceria com a Aliança Nacional LGBTI+, cerca de 300 pessoas LGBT tiveram mortes violentas em 2021, tendo um aumento de 8% em relação ao ano anterior. O estudo mostra que no país morre uma pessoa LGBT a cada 29 horas.

A pesquisa “A Workplace Divide”, da Human Rights Campaign Foundation, de 2018, mostra que pessoas LGBT ainda enfrentam dificuldades no mercado de trabalho. De acordo com o estudo, 75% dos profissionais LGBT, em algum momento, já esconderam sua orientação sexual ou identidade de gênero em ambientes de trabalho. A pesquisa ainda aponta que 50% desses profissionais escutam piadas sobre lésbicas ou gays durante o trabalho, enquanto 31% desses trabalhadores já se sentiram infelizes ou deprimidos.

Por Natalia Nabuco e Mariane Siqueira

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.