Transplante da Alegria usa a arte do palhaço para levar acolhimento à pacientes hospitalizados
Neste dia 19 de julho se comemora o Dia da Caridade no Brasil. A data reforça o sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Características que são o combustível para o projeto Transplante da Alegria, integrado por voluntários de toda a Região dos Lagos, que usam a arte do palhaço para levar acolhimento à pacientes hospitalizados ou em tratamento domiciliar.
Com jalecos brancos, nariz de palhaço e muita alegria, os voluntários percorrem hospitais pediátricos e centros de atendimentos. O grupo conta com profissionais especializados na medicina do humor: os bobologistas e besterologistas, que levam doses de musicalização, mágica, contação de histórias e outras brincadeiras. O objetivo é amenizar o vazio e a dor de quem está hospitalizado.
Desde que o projeto começou, em 2012, já foram realizadas 160 visitas presenciais. Mas, com a pandemia do coronavírus, as unidades passaram a não permitir a entrada nas unidades por medidas de segurança. Foi então que o grupo começou a fazer visitas virtuais: Delivery de Alegria. De outubro de 2020 a primeira quinzena de julho de 2021, foram 65 pessoas atendidas.
Nesta segunda quinzena de julho, o grupo está em férias, mas a agenda para agosto já está aberta. Para receber uma visita dos doutores basta entrar no site do Instituto MT25, do qual o projeto faz parte, ou no Instagram do Transplante da Alegria, clicar no link de inscrição, preencher todos os dados e aguardar o retorno na equipe.
Sobre o Instituto MT25
O Transplante da Alegria é um dos projetos do Instituto MT25, que também possui o “Maior Amor” e o “Com Paixão”. A entidade é uma organização cristã, interdenominacional e sem fins lucrativos.
O projeto “Maior Amor” atende idosos que moram em asilos. O grupo faz atividades como cultivo de plantas, danças e contação de histórias. Com a pandemia, as visitas presenciais também foram suspensas e os voluntários adotaram a versão online, e, ainda, agregaram as atividades serenatas em frente aos asilos.
O “Com Paixão” apoia periodicamente centros se recuperação de dependentes químicos com alimentos e materiais, como roupas, cobertores, material de higiene pessoal, além de fazer regularmente visitas aos internos. Esse projeto também atende famílias da região com cestas básicas.
Quem quiser contribuir com doações para o projeto é só entrar em contato com o Instituto por meio das redes sociais, telefone: (22) 9.8803-3981 ou e-mail: [email protected].
Sobre o Dia da Caridade no Brasil
O Dia da Caridade no Brasil é baseada na Lei nº 5.063, de 4 de julho de 1966, decretada pelo então presidente Humberto Castelo Branco. O objetivo é reforçar o sentimento de altruísmo.
A celebração no mundo, Dia Internacional da Caridade, é no dia 5 de setembro, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 67/105, de 2012.
A escolha do dia 5 de setembro é uma homenagem ao aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá.