Pular para o conteúdo
Search

Ninho de tartarugas é encontrado em praia de Macaé

Fato raro aconteceu nesta segunda-feira (19), em Macaé. Um ninho com 109 ovos rompidos de tartaruga Cabeçuda e seis filhotes vivos presos na toca foram encontrados na praia do Parque da Restinga, do Barreto. Um funcionário da secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) deu o alerta, nesta segunda-feira (19), por volta de 7h30, ao encontrar o ninho.

O caminho dos seis filhotes até o mar foi acompanhado pelos servidores do parque, da Guarda Ambiental e do Setor de Fauna da Sema. De acordo com o biólogo Henrique Abrahão Charles, coordenador do parque, os animais poderiam ter sido vítimas de predadores naturais como caranguejos Maria Farinha. “Este é o primeiro registro de ninhada de tartaruga na praia do Barreto”, conta.

Esta espécie percorre quase o mundo todo, desde os mares da África até a costa da Índia. Se alimentam de crustáceos (os adultos). Têm mandíbulas fortes. Na natureza, atingem os 60 anos. No Brasil, o maior inimigo dessa tartaruga, conhecida cientificamente como Caretta Caretta, são as redes de pesca.

– Não ocorrem desovas aqui de modo frequente porque o mar é bravo, com formação de muitas barreiras naturais devido à ação da maré. Demorará décadas até que outro evento semelhante a esse ocorra na praia do Barreto – explica o biólogo, completando que o horário da aurora é o preferido para os filhotes saírem do ninho para o mar porque neste período os predadores não estão ativos.

O funcionário do Setor de Fauna da Sema, Madson Nazareno, explica que a equipe vem monitorando as praias macaenses em busca de ninhos de tartaruga desde outubro do ano passado. “Ficamos surpresos com esse acontecimento aqui na praia do Barreto, pela braveza da corrente, e não nas praias Campista, do Pecado e Lagomar”, diz.

Para comunicar situações como essa, as pessoas podem contactar a Sema pelo telefone 2762-4802. Madson é enfático: “Não adianta levar para casa e tentar domesticar essas tartaruguinhas porque são de água salgada e se alimentam de algas. Se não as devolverem para o mar, morrerão”, finaliza.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.