Muita gente quer conhecer os aviões da BAeNSPA (Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia). O órgão vai abrir os portões para visitação do público neste sábado (03), das 8h30 às 17h30. Com uma programação diversificada, o evento “Portões Abertos” será gratuito e terá como destaque a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 15h25. A Esquadrilha CEU, sucesso da edição do ano passado, vai promover duas apresentações, às 10h30 e às 14h15.
A programação será aberta às 8h30 com atividades esportivas e de danças. Haverá, ainda, exibições de ações táticas – GRUMEC, de cães do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), da Banda Marcial CFN, de carros de combate, moto e carros antigos. Praça de alimentação com food trucks, parque infantil e circo ambiental completam a festa.
As apresentações musicais ficam por conta das bandas Two of Us, Fuzibossa e Caravellas, além da Orquestra de Latas. A área para visitação contará com hospital de campanha, área de segurança e dois palcos. Excepcionalmente durante o evento, será autorizada a entrada de pessoas de bermuda, camiseta e chinelo, no entanto, a entrada em trajes de banho não será permitida.
A entrada é franca, mas o visitante que quiser colaborar com entidades filantrópicas da região, poderá doar alimentos não perecíveis.
O Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Guimarães Barbosa, no último ano, a Base Áerea Naval distribuiu para instituições filantrópicas da região, mais de quatro toneladas de alimentos, arrecadados durante o evento em 2018, quando cerca de 45 mil pessoas passaram pelo local. A expectativa, segundo Barbosa, é que o Portões Abertos 2019, com a presença de duas esquadrilhas, Fumaça e CEU, receca 60 mil visitantes e consiga arrecadar ainda mais alimentos.
A entrada na Base Aérea poderá ser feita por três portões: o portão 1, da Rua Comandante Ituriel; o portão 5, pela rua do Clube Gaivota; e o portão 2, da Vila dos Oficiais, em frente à Lagoa, por onde as pessoas poderão entrar de carro e a pé. Neste último acesso haverá um ônibus circular interno para levar os visitantes até o local do evento. Para facilitar o trânsito nesses locais, é importante que as pessoas que moram próximas as entradas citadas não deixem seus carros nas ruas.