Em Macaé, cerca de 110 animais silvestres foram resgatados e devolvidos à natureza no primeiro trimestre de 2018. A Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade foi responsável pela ação que ocorreu entre o inicio de janeiro até o dia 19 de março. O trabalho aconteceu em parceria com a Guarda Ambiental do município.
Segundo o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, neste período, 30 aves, entre papagaios, mergulhões, gaviões, corujas, garças e outras espécies, foram encontradas na área urbana e na região serrana. Cerca de 90% delas foram reabilitadas no viveiro do Parque Atalaia e 10%, no aviário do Parque do Barreto.
Também foram realizados resgates de 12 cobras, principalmente das espécies: jibóia, coral, d’água. Além de 48 gambás e três tartarugas de água doce. Em fevereiro, uma ninhada de tartarugas marinhas, com oito filhotes salvos e entregues ao mar, foi encontrada na praia do Barreto. Além destes, também foram encontrados sete tartarugas marinhas e um macaco buggio mortos.
“Salvamos também dois jacarés da espécie papo-amarelo: um no bairro Virgem Santa e outro no Bairro da Glória. Catorze enxames também tiveram de ser retirados em locais como escolas do Lagomar e da Virgem Santa, terrenos baldios nos bairros Centro e Barra de Macaé”, enumerou.
Quem encontrar ou vir um animal silvestre na área urbana ou periférica, além dos distritos da Região Serrana, deve telefonar para a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e falar com a Coordenadoria de Fauna, nos telefones (22) 2772-3571 ou (22) 2772-3597.