Pular para o conteúdo
Search

Neste Dia Internacional da Mulher, Patrulha Maria da Penha em Búzios completa primeiro ano de atividades

Atualmente, o município tem 98 mulheres cadastradas e 53 vítimas monitoradas frequentemente pelos quatro plantões. Foto Divulgação I Prefeitura de Búzios

Ao todo, foram 163 ocorrências recebidas desde a implantação do projeto

Nesta terça-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Data emblemática de luta pelos direitos femininos. E foi justamente nesta data que, há um ano, foi implantada, em Búzios, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. Desde então, a equipe recebeu 163 ocorrências de violência doméstica. Segundo a Prefeitura, atualmente, são 98 mulheres cadastradas e 53 vítimas monitoradas frequentemente pelos quatro plantões. A implantação do projeto proporcionou inúmeros avanços para o município.

Somente neste Carnaval, entre os 29 chamados de emergência na corporação, 12 foram da Patrulha Maria da Penha resultando na condução de três pessoas à delegacia por violência doméstica. O trabalho de assistência às mulheres é voltado para o atendimento humanizado, além de prestar todo apoio que essas vítimas precisam no momento de vulnerabilidade.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline Meire, destaca que em casos de emergências a orientação é fazer contato com o telefone (22) 9.9103-9695, que atende ligações e WhatsApp. Após o registro de ocorrência, o poder judiciário encaminha todas as medidas protetivas deferidas diretamente à Patrulha, que realiza o cadastro e, imediatamente, inicia o monitoramento.

A equipe especializada conta com quatro agentes da Guarda Civil Municipal, formada por um homem e três mulheres, que dão assistência diariamente às mulheres vítimas de violência em todo ,o município. Todos os plantões contam com uma patrulheira, que dá a essa mulher a assistência e acolhimento que necessita. Nas ocorrências, ao ser acionada, é dado apoio desde a condução ao hospital para os primeiros socorros, como encaminhado à delegacia para confecção do Registro de Ocorrência, até finalização, deixando a vítima em um lugar seguro. Nos monitoramentos das medidas protetivas, fica acordado conforme a necessidade da vítima, desde rondas em sua residência ao contato telefônico periódico.

 A equipe da Patrulha Maria da Penha em Búzios tem recebido a visita de patrulhas da região. Essa em especial foi de Quissamã, em setembro de 2021. Foto Divulgação I Prefeitura de Búzios

“Para toda a corporação essa data é muito importante. O maior retorno que temos é a proteção dos direitos da mulher. É para isso que trabalhamos e vamos avançar ainda mais. Parabéns à Patrulha, parabéns à toda nossa corporação, parabéns à Prefeitura de Búzios”, disse Otávio Azevedo, inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Búzios.

Segundo Otávio, ainda há muito para crescer e avançar e entre as principais ações previstas estão: a ampliação da divulgação do serviço da Patrulha no município dando visibilidade a assistência dada às vítimas de violência doméstica; promover qualificação constante dos agentes; e fortalecer as parcerias com a Rede de Apoio – CEAM, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário. Além disso, também está previsto iniciar projetos educativos, que têm como principal objetivo conscientizar a luta contra a violência doméstica.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.