Ao todo, foram 163 ocorrências recebidas desde a implantação do projeto
Nesta terça-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Data emblemática de luta pelos direitos femininos. E foi justamente nesta data que, há um ano, foi implantada, em Búzios, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal. Desde então, a equipe recebeu 163 ocorrências de violência doméstica. Segundo a Prefeitura, atualmente, são 98 mulheres cadastradas e 53 vítimas monitoradas frequentemente pelos quatro plantões. A implantação do projeto proporcionou inúmeros avanços para o município.
Somente neste Carnaval, entre os 29 chamados de emergência na corporação, 12 foram da Patrulha Maria da Penha resultando na condução de três pessoas à delegacia por violência doméstica. O trabalho de assistência às mulheres é voltado para o atendimento humanizado, além de prestar todo apoio que essas vítimas precisam no momento de vulnerabilidade.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline Meire, destaca que em casos de emergências a orientação é fazer contato com o telefone (22) 9.9103-9695, que atende ligações e WhatsApp. Após o registro de ocorrência, o poder judiciário encaminha todas as medidas protetivas deferidas diretamente à Patrulha, que realiza o cadastro e, imediatamente, inicia o monitoramento.
A equipe especializada conta com quatro agentes da Guarda Civil Municipal, formada por um homem e três mulheres, que dão assistência diariamente às mulheres vítimas de violência em todo ,o município. Todos os plantões contam com uma patrulheira, que dá a essa mulher a assistência e acolhimento que necessita. Nas ocorrências, ao ser acionada, é dado apoio desde a condução ao hospital para os primeiros socorros, como encaminhado à delegacia para confecção do Registro de Ocorrência, até finalização, deixando a vítima em um lugar seguro. Nos monitoramentos das medidas protetivas, fica acordado conforme a necessidade da vítima, desde rondas em sua residência ao contato telefônico periódico.
“Para toda a corporação essa data é muito importante. O maior retorno que temos é a proteção dos direitos da mulher. É para isso que trabalhamos e vamos avançar ainda mais. Parabéns à Patrulha, parabéns à toda nossa corporação, parabéns à Prefeitura de Búzios”, disse Otávio Azevedo, inspetor Geral da Guarda Civil Municipal de Búzios.
Segundo Otávio, ainda há muito para crescer e avançar e entre as principais ações previstas estão: a ampliação da divulgação do serviço da Patrulha no município dando visibilidade a assistência dada às vítimas de violência doméstica; promover qualificação constante dos agentes; e fortalecer as parcerias com a Rede de Apoio – CEAM, Polícia Civil, Polícia Militar e Poder Judiciário. Além disso, também está previsto iniciar projetos educativos, que têm como principal objetivo conscientizar a luta contra a violência doméstica.