Search
Degradê com CSS

Navio com casos confirmados de Covid-19 atracou em Búzios no último fim de semana

A embarcação levava cerca de 4 mil pessoas a bordo.  Foto reprodução
A embarcação levava cerca de 4 mil pessoas a bordo. Foto reprodução

MSC Splendida é uma das embarcações da companhia MSC que está sendo monitorada pela Anvisa 

Duas embarcações da companhia MSC, Splendida e Costa Diadema, permanecem sob supervisão sanitária da Anvisa. A agência acompanha o aumento dos casos de Covid-19 a bordo. Foram confirmadas 132 pessoas no Splendida, que inclusive estava previsto para fazer escala em Cabo Frio no sábado (25), mas devido às condições climáticas  atracou em Búzios; e 68 casos no navio Costa Diadema. A Anvisa informou que adotará as medidas previstas nas normas vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

Um tripulante do navio MSC Splendida, que não quis se identificar, disse que a tripulação não pode sair do navio, mas que os passageiros desceram no balneário no sábado, essa informação também foi confirmada pela Prefeitura. Além disso, o tripulante reclamou da falta de assistência médica dentro da embarcação e explicou como estava sendo o isolamento dentro da embarcação.

“Estamos com a capacidade em 90% de passageiros. O navio é dividido por blocos, e esse tem oito. Mas, o bloco 6 do piso 13 ao piso 8 são áreas de isolamento, ou seja, não tem hóspede. Quando alguém dá positivo ou é alguém que teve contato próximo com a pessoa positiva, eles vão para as cabines desse bloco”, disse.

A Prensa procurou a MSC para saber se no sábado a empresa já tinha conhecimento dos casos, se os passageiros e tripulantes foram vacinados, qual protocolo usado para conter a contaminação, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

MSC Splendida

No MSC Splendida foram identificados 51 tripulantes com teste positivo para Covid-19. Além dos tripulantes, testaram positivo 27 passageiros. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivos de Covid-19. O navio atracou no Porto de Santos (SP) nesta quarta-feira (29).

Todas as 132 pessoas, casos positivos e contactantes, estão sendo desembarcadas de acordo com as regras dispostas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa e com o plano de operacionalização elaborado pelo município de Santos e pelo estado de São Paulo, que prevê o transporte dos viajantes em veículos específicos.

Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.

A fiscalização foi realizada nesta terça-feira (28) pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua unidade descentralizada de Vigilância Epidemiológica, integrante da Rede Cievs-SC, e das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município de Balneário Camboriú. De acordo com a recomendação constante do relatório investigativo de surto na embarcação emitido, ainda no dia 28 a empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação.

Após o desembarque, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.

Até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.

Costa Diadema

A Agência, em conjunto com técnicos da Secretaria de Saúde do município de Salvador e do estado da Bahia, investiga o surto de Covid-19 a bordo do navio de cruzeiro Costa Diadema, atracado nesta quinta-feira (30) no Porto de Salvador (BA). Nas últimas 24 horas, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Destaca-se que a Anvisa não autorizou a operação da embarcação em Salvador, estando proibido o embarque e o desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação em andamento.

No momento, encontram-se embarcados 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros, totalizando 3.836 viajantes. A embarcação é procedente do Porto de Santos e teria como próximo destino o Porto de Ilhéus/BA.

Os casos de Covid-19 em ambas as embarcações foram detectados após a realização do protocolo de testagem estabelecido pela RDC 574/2021 da Anvisa.

As embarcações permanecem atracadas nos respectivos portos, sob supervisão sanitária da Agência. Mesmo com o desembarque dos viajantes que testaram positivo e de seus contactantes, diante do aumento dos números de casos de Covid-19 a bordo e a partir da categorização dos navios quanto ao risco sanitário, a Anvisa adotará as medidas previstas nos atos normativos vigentes, que podem incluir a necessidade de quarentena ou mesmo de suspensão das atividades.

Sobre a retomada das operações de cruzeiros marítimos

A retomada das operações de cruzeiros marítimos no Brasil foi autorizada pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658/2021, que definiu três condições específicas para o início das operações:

·         Definição de protocolo pela Anvisa – conforme RDC 574/2021.

·         Edição de portaria pelo Ministério da Saúde sobre o cenário epidemiológico, as situações consideradas como surtos de Covid-19 em embarcações e as condições para o cumprimento da quarentena de passageiros e de embarcações – Portaria GM/MS 2.928, de 26 de outubro de 2021.

·         Elaboração de plano local de operacionalização pelos municípios que demonstraram interesse em receber as operações de cruzeiros.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

Búzios se une a cidades vizinhas para padronizar taxas de entrada de veículos turísticos

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!