Zirk Botha cruzou o oceano, saindo da África com direção ao Brasil, em uma viagem solitária a boro de uma embarcação a remo
Percorrer 7.200 km do Oceano Atlântico (4000 milhas náuticas) em pouco mais de dois meses. Este é o plano do ex oficial naval Zirk Botha, de 59 anos, ao sair de Cape Town, capital da África do Sul, com direção ao Rio de Janeiro em uma viagem solo.
Botha deu início ao seu trajeto no dia 19 de dezembro. Há 68 dias no mar, o navegante pretende chegar à costa brasileira nesta sexta-feira (26), se as condições climáticas colaborarem. Segundo o planejamento de Zirk, a pretensão de primeira parada é na cidade de Cabo Frio, no Iate Club.
Ao incluir o município em seu roteiro, o fotógrafo e morador de Búzios, Gonzalo Arselli, o convenceu a também visitar o balneário. Ao ser questionado sobre qual refeição gostaria de fazer após tantos dias no mar, Botha pediu para comer hambúrguer, batata frita e refrigerante. Gonzalo será o fotógrafo oficial da chegada de Zirk à região.
Ao chegar ao Brasil, o viajante irá alcançar o record mundial como a primeira pessoa a realizar o trajeto sozinho e sem nenhum apoio de embarcação de segurança, e também o record de viagem mais rápida saindo de Cape Town para o Rio de Janeiro. O feito já foi realizado pela dupla Wayne Robertson e Braam Malherbe, que marcaram 92 dias de viagem, em 2017.
De acordo com o ex oficial, a motivação para a realização da viagem é apoiar o desenvolvimento sustentável para a salvação do meio ambiente, e compartilhar a importância de se pensar sobre as mudanças climáticas e a necessidade de se fazer escolhas mais conscientes.
Segundo Zirk, ao chegar no litoral brasileiro, ele quer navegar pelas áreas de pesca e pelos campos de petróleo brasileiros.
“Tenho que ficar longe dos bancos de pesca e tomar cuidado com as outras embarcações. As condições do mar tendem a piorar em águas rasas e pode haver barcos de pesca nas proximidades. Estou passando pela costa das margens e pretendo passar nos campos de petróleo ao sul.”
A viagem de Botha é patrocinada pela Juwi Renewable Energies, em apoio à conscientização da energia renovável como uma solução para questões ambientais e mudanças climáticas. “Quero usar o # Row2Rio2020 para destacar o impacto dos combustíveis fósseis e do consumismo irresponsável no planeta, que será o lar de nossos filhos e das gerações futuras. As energias renováveis são essenciais para um futuro sustentável. ”