A Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, anunciou nesta semana um investimento de R$ 672,3 milhões para os próximos dois anos. O recurso será destinado à construção de novos gasodutos e obras de infraestrutura para expansão e reforço do sistema de distribuição no interior do estado, com previsão de beneficiar 18 municípios e estimular o uso de gás canalizado em diversas frentes.
Os investimentos incluem a chegada do gás natural canalizado pela primeira vez a Araruama, cidade da Região dos Lagos. A empresa também mira o aumento da capacidade de fornecimento em outras 17 cidades que já possuem acesso ao gás, entre elas Macaé, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis e Teresópolis.
De acordo com a empresa, os projetos vão gerar empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento industrial e comercial das localidades. “Vamos aumentar a segurança do sistema, permitir a conexão de novos clientes e fomentar o crescimento econômico com uma fonte energética mais limpa”, afirmou Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil.
Expansão de corredores sustentáveis
Um dos focos do projeto é a ampliação dos Corredores Sustentáveis, iniciativa que promove o uso do GNV em veículos pesados, substituindo o diesel em rodovias que ligam os estados do Sudeste. Atualmente, a infraestrutura conta com 11 postos adaptados nas rodovias Dutra e Washington Luís. A meta é alcançar a RJ-106, conectando a Baixada Litorânea ao Norte Fluminense e, futuramente, ao Espírito Santo.
Com isso, municípios como Araruama passam a ter infraestrutura planejada para abastecimento veicular, com possibilidade de expansão para o fornecimento residencial, comercial e industrial. A estimativa é de que 48 mil domicílios, 150 estabelecimentos comerciais e 21 indústrias de pequeno porte possam ser atendidos.
Segundo a empresa, a substituição do diesel por gás natural em 1.000 veículos pesados evitaria a emissão de 52 toneladas de CO₂ equivalente, o que corresponderia ao efeito ambiental de 200 árvores.
Sobre a Naturgy
A Naturgy é considerada a segunda maior distribuidora de gás natural do Brasil em volume de vendas e líder no fornecimento de gás natural veicular (GNV). Também é a maior fornecedora para o mercado termelétrico no país. A companhia atua em cinco segmentos: residencial, comercial, industrial, geração térmica e postos de GNV.
No estado do Rio, representa 14,9% do consumo nacional de gás natural e, em São Paulo, atende 18 municípios, incluindo cidades como Sorocaba, Tatuí e Itu.