Não são verdadeiras as “notícias” que circularam nas redes sociais esta semana de que resíduos de óleo teriam chegado a praias de Búzios e também no raro eco-sistema do Mangue de Pedras.
As fotos que foram compartilhadas mostrando a equipe do Meio Ambiente recolhendo fragmentos de óleo são de abril deste ano, quando houve um derramamento da Petrobrás que atingiu a Região dos Lagos.
A Prefeitura de Búzios, no entanto, não fez nenhum pronunciamento oficial. Mas em resposta ao questionamentos do Prensa sobre os rumores de que fragmentos do óleo que atingiu toda a Região Nordeste do país e duas praias do norte fluminense, teriam chegado a Búzios, afirmaram que “a informação não procede e que a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil estão devidamente capacitadas no caso de ocorrências futuras com funcionários e agentes ambientais treinados através de cursos concluídos pela Petrobras e pelo INEA.”
Nesta quinta-feira (28) a Marinha do Brasil publicou uma nota onde afirma que há ‘baixa probabilidade de que oléo alcance ao sul de Cabo Frio’, o que incluiria Búzios. No entanto ao jornal Nacional deste sábado (23), o professor Paulo Cesar Colonna Rosman, titular da área de engenharia costeira e oceanográfica na COPPE/ UFRJ, afirmou que os fragmentos de óleo, assim como na última sexta-feira (22) em São João da Barra, podem chegar a Búzios e Cabo Frio.