Devido as falsas notícias replicadas nos últimos dias em diversos grupos do município, a Prefeitura de Arraial do Cabo se posicionou de forma oficial para informar que o óleo que atingiu o nordeste e em alguns fragmentos à praias do Espirito Santo e do Norte Fluminense não chegou ao município.
As imagens que circulam de uma mancha de óleo na Prainha são referentes ao vazamento de óleo da Petrobras, ocorrido em 4 de abril deste ano, e, de acordo com a Prefeitura, a situação foi prontamente resolvida junto a empresa e aos órgãos ambientais competentes, estando as praias liberadas para banho.
“A veiculação maldosa dessas imagens como se fossem o óleo do nordeste prejudicam não somente o turismo, como toda a população em geral, e provocam caos em diversos setores. Difamar a imagem de Arraial do Cabo é uma ação irresponsável.”, diz a nota.
A Prefeitura reforça que uma equipe de monitoramento já foi montada e o município já trabalha em estratégias para uma eventual chegada do óleo a costa. Atualmente, 30 agentes da Guarda Ambiental Marítima estão capacitados e equipados para atuar no primeiro momento e a Secretaria do Ambiente já trabalha na capacitação de mais agentes e na aquisição de mais EPIs