Pular para o conteúdo
Search

por Flávia Rosas
Enquanto controvérsias saltitam dos museus para a arena política do Brasil depois do cancelamento da exposição Queermuseu, em Porto Alegre, e da guerra nas redes sociais (e não só nelas!) após uma performance no MAM, em São Paulo, a Feira Periurbana da Ferradura, em Búzios, comemora três anos, a difundir com maestria – e alegria! – a diversidade cultural buziana. Na cidade ninguém passa mais sem a feira! Adultos, jovens e crianças de Búzios estão viciados: em ovos caipira, frutas orgânicas e hortaliças da estação, gastronomia, literatura, artesanato, música e Ubuntu, a filosofia africana que nutre o conceito de fraternidade em sua essência.
Os organizadores, feirantes e frequentadores, mantém com inspirada sabedoria o relacionamento entre as pessoas. Por lá, todos bem sabem que o mundo não é uma ilha e que a natureza humana torna imprescindível partilha, respeito e união. Nas barracas dos 90 feirantes que estruturam a feira livre pode-se descobrir de tudo e muito mais. Como em todas as feiras, na Praça da Ferradura as pessoas compram, vendem, interagem, conversam, trabalham, brincam, comem. Sem falar que participam de eventos cada vez mais frequentes, com uma diversidade de apresentações artísticas. A feira é um espaço orgânico, alegre e colorido, com opções de dar inveja a qualquer cidade. Uma espécie de rede colaborativa que investiga soluções criativas para o desenvolvimento saudável do arranjo produtivo da cultura em suas grandezas ética, estética e econômica. O encadeamento de ideias que concebeu a feira surgiu dos lampejos criadores do Hamber Carvalho e conta hoje com a preciosa colaboração dos coordenadores Luiz Alberto Kunz, Sônia Regina e Soninha Carvalho, que montam a programação de eventos juntamente com o Cléber da Lunamare (responsável pela tenda musical), recebem as sugestões de parcerias e são responsáveis por todo o cuidado do ambiente. E que ambiente! Todos ali presentes parecem que saíram de casa dispostos a trocar, sorrir e interagir com o outro.
É como se a vitalidade do espaço inspirasse os frequentadores a firmarem relações de confiança. Curioso perceber que durante alguns horas, todas as quintas e sábados, não só é possível mas imprescindível criar uma abertura no anonimato das interações humanas e permitir que o prazer de levar a vida em comum se manifeste com todo seu vigor e ternura. Na feira o espaço é aberto e generoso. As pessoas trocam receitas, palavras, sorrisos e sentem não apenas o cheiro da fruta madura e dos acecipes, compreendem que o protocolo social é magistralmente rompido e, seguramente por isso, ninguém evita trocas de olhares e nem mantêm atitudes de reserva. Porque na Feira Periurbana de Búzios são todos iguais e ali aflora crenças, conhecimentos e costumes, a cultura buziana na essência da humanidade com os semelhantes.
Como jornalista aprendi a contragosto que a notícia é tudo aquilo que alguém não quer ver publicado. Somos preparados para desvendar o crime, o delito, o feito incorretamente. Num mê

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.