Pular para o conteúdo
Search

“Na marra vocês não vão tomar o nosso caís” – desafiou o presidente dos pescadores de Búzios

“Na marra  vocês não vão tomar o nosso caís!”, desafiou Chita, presidente da Colonia dos Pescadores Z23, em Búzios, em reunião na manhã desta quinta-feira (22)  entre pescadores,  na Praia da Armação, com o representante da Secretaria de Turismo de Búzios, sub-secretário Cristiano Marques.  A polícia militar e a guarda municipal estavam no local.

Foto enviada via WhatsApp por Muchacho Bicho Doido

 Pier do centro de Búzios está interditado desde fevereiro e, de acordo com laudo realizado pelo Ministério Público, corre o risco de desabar. Desde então as escunas e outros barcos de turismo estão utilizando o pier dos pescadores, na Praia da Armação. O presidente alega que está atrapalhando o trabalho dos pescadores e que já tentou conversar diversas vezes com o prefeito André Granado e o secretário de turismo Cezar Fernandes e eles estariam fugindo dele. 

De acordo com Chita, o secretário de turismo, Cezar Fernandes, conhecido como Cezar do Troller, afirmou que vai “tomar o caís na marra.” e ainda denúncia que o secretário estaria se aproveitando se seu cargo pra ter vantagens no receptivo de turistas que desembarcam dos Transatlânticos.   Assista o vídeo.

Vídeo recebido via WhatsApp por terceiros. Em pesquisa: créditos de Janayna Teixeira (Búzios Agora).

Sobre o caís dos centro de Búzios

Fotos mostram que estrutura corre risco de desabar e peritos do setor opinam que só reforma não resolverá o problema. A União também fez diversas exigências para que fosse permitido a continuação do uso da estrutura e a Prefeitura de Búzios perdeu o prazo.

O pier vem sendo interditado e reaberto, por força de liminares, em uma verdadeira novela onde o secretário Cezar chegou a afirmar em entrevista a InterTv que a InterTV, afiliada da Rede Globo, que as razões  que levaram as diversas interdições  do píer de Búzios eram documentais e não estruturais. Afirmação desmentida pela documentação apresentada pelo MP: a vistoria, realizada pelo engenheiro civil João Claudio e o biólogo Sergio Roberto,  aconteceu  nos dias 1 e 2 de fevereiro através de inspeção visual no local e de fotografias tiradas por mergulhador.

O píer, que foi construído em concreto armado com lajes maciças apoiadas em vigas (algumas também de concreto e outras de metal revestido de PVC), apresenta corrosão das armaduras, destacamento do concreto, perda de massa, sessão de vigas sem armadura e com rachaduras. Ainda foi constatado pilar de sustentação da plataforma de embarque e desembarque sem a parte inferior, a fundação (a viga não encosta mais não chão, está solta).

Ainda de acordo com o laudo, fica evidente a necessidade urgente e real da recuperação estrutural do píer por representar  risco a segurança dos usuários.


 Abaixo alguns capítulos da novela 

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.