As cirurgias ocorrem dentro de 30 dias, após o primeiro atendimento, e acertam o fluxo de atendimento na rede municipal
Os mutirões de cirurgias oftalmológicas realizados em Búzios,nos meses de abril e maio, zeraram as filas de espera e regularizam o fluxo de atendimentos para o tratamento dessas doenças. No sábado (23), na Policlínica de Manguinhos, foi realizada uma capsulotomia YAG Laser, que é uma técnica cirúrgica que trata a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor.
No mesmo dia também aconteceu a consulta de retina, em que a médica examinou os pacientes que fizeram os exames no dia 18 e ainda os exames relacionados ao glaucoma (campo visual computadorizado, paquimetria ultrassônica, microscopia especular de córnea e curva tensional diária).
Desde o primeiro mutirão, seguindo o atendimento de fluxo, já foram realizadas 76 cirurgias de catarata, 23 de pterígios, e 67 consultas especializadas de retina e glaucoma. O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) dobrou sua capacidade de atendimento no centro cirúrgico da unidade a partir de março deste ano.
O município quer zerar a fila de espera definitivamente em todas as especialidades médicas. A espera por cirurgias, como as de catarata, era de antes da atual gestão. Mutirões de outras especialidades médica estão acontecendo na cidade.