A Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, realiza no próximo sábado, 24 de março, a 10ª edição do SOS Lagoa. O evento consiste em um mutirão de limpeza, com a participação de pescadores, moradores, colaboradores das concessionárias e autoridades locais, que irão coletar os resíduos presentes nas águas da represa por meio de barcos. A expectativa é de que pelo menos 200 voluntários participem da atividade. O ponto de encontro será na Estrada da Lagoa, bairro Bananeiras, na margem da represa de Juturnaíba, próximo à barragem.
A ação de responsabilidade socioambiental visa destacar a importância da preservação do meio ambiente e conscientizar a população local, bem como de toda a Região dos Lagos que é beneficiada pela captação dessa água, sobre a importância dos cuidados com os recursos hídricos. O manancial de Juturnaíba tem 48 km² de extensão, sendo o maior da região e responsável pelo abastecimento de oito municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. “A represa de Juturnaíba é o maior manancial de água doce da região e o segundo maior do Estado. Com esta iniciativa queremos mostrar para a população que precisamos preservar os nossos recursos hídricos para garantir o abastecimento das futuras gerações”, comentou o Diretor Operacional da Prolagos, Thiago Maziero.
A iniciativa é uma parceria com os moradores, concessionária Águas de Juturnaíba e a prefeitura de Araruama. Para o secretário de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca da Prefeitura de Araruama, Cláudio Leão Barreto, a preservação da lagoa representa grande valor para a população local, inclusive economicamente, por meio do turismo e da pesca. “Espero que o evento seja capaz de levar o conhecimento à população da importância da preservação do reservatório e a valiosa contribuição do mesmo para nossa região”, concluiu o secretário.
A Represa de Juturnaíba está localizada sobre o Rio São João, formada pelos rios Capivari e Bacaxá, no limite entre os municípios de Araruama e Silva Jardim. O local tem capacidade de reservação até 131 milhões de m³.
Recuperação e conservação das matas ciliares – O SOS Lagoa é uma das diversas ações desenvolvidas pela Prolagos para a manutenção do manancial de Juturnaíba. Desde 2012, em parceria com concessionária Águas de Juturnaíba, o Consórcio Lagos São Joao e o Comitê de Bacias Lagos São João, a Prolagos mantém o projeto Revivendo Águas Claras, que contribui para a recuperação e conservação das matas ciliares dos rios e mananciais da bacia hidrográfica do Rio São João. Esta iniciativa busca a melhoria da qualidade de vida do Reservatório de Juturnaíba e de seus rios contribuintes, beneficiando rebanhos, lavouras e toda a população que depende da água para diversos fins.
Atualmente, é possível ver importantes resultados de recuperação. Foram 20 hectares de área florestada, 32.200 mudas plantadas e uma nascente recuperada. O projeto ainda está em andamento e até o próximo ano mais cinco hectares deverão ser reflorestado.