Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Mutirão de cirurgias pediátricas acontece neste sábado (4), em Cabo Frio

Encontro teve a participação de representantes do Ministério de Saúde, do governo do Estado, do Município e do Hospital da Mulher de Cabo Frio. Imagem: Reprodução
Encontro teve a participação de representantes do Ministério de Saúde, do governo do Estado, do Município e do Hospital da Mulher de Cabo Frio. Imagem: Reprodução

O 13º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, será aderido pela cidade de Cabo Frio. O Governo Municipal disponibilizou o Hospital da Mulher para a realização das intervenções. O mutirão acontece no próximo sábado (4), quando serão operadas 11 crianças, obedecendo a ordem da fila de espera para cada tipo de cirurgia.

Os procedimentos ambulatoriais para retirada de cistos, cirurgias de hérnia, de fimose e de testículos fora de lugar e de casos mais simples de hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto), são os mais frequentes nesses mutirões, por serem de curta duração e geralmente não requerer a internação do paciente. Após o procedimento, este permanece, em geral, apenas por algumas horas no hospital, em observação, e recebe alta no mesmo dia. Posteriormente retornará ao serviço para curativos e novas avaliações.

Segundo a Prefeitura, além dessas cirurgias, estão programadas três frenectomias, que é a remoção cirúrgica do freio lingual ou labial. Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, dificuldades de higienização e problemas periodontais.

O secretário municipal de saúde, Marcio Mureb, explica que “Cabo Frio conta, hoje, com 40 crianças na fila de espera por esses tipos de cirurgias. Atualmente, a secretaria realiza seis cirurgias pediátricas a cada 15 dias, totalizando 12 intervenções mensais. O mutirão vai desafogar essa espera e permitir que avancemos ainda mais no atendimento cirúrgico às crianças. Todo o processo de marcação e agendamento das cirurgias que serão realizadas ocorreu no Posto de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga que, inclusive já avisou às mães sobre a data do mutirão”, disse.

Com a iniciativa de participar desse mutirão, a Prefeitura procura restabelecer a qualidade de vida dessas crianças em menor tempo e permitir que também as cirurgias de média e alta complexidade, que exigem internação, possam ser realizadas em prazos menores, pois a realização das cirurgias do mutirão ocuparão o centro cirúrgico do Hospital da Mulher apenas no dia 4 de maio, permitindo uma rotatividade maior.

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]