Em setembro acontece o Dia Mundial de Limpeza das Praias. Embarcando neste movimento de cuidado ao planeta, neste domingo (23), às 8h30, onde também terá o mutirão do Coletivo Jovem Coral-Sol, acontece o Mutirão de Limpeza do Mangue de Pedra. Com a presença da Professora e Geóloga Katia Mansur da UFRJ, pesquisadora do Mangue.
Berço de vida marinha, morada de espécies endêmicas de fauna e flora e fortemente ligado à história geológica e humana local, patrimônio de riqueza natural e cultural inigualável, está em constante ameaça por incêndios criminosos, invasões ilegais, especulação imobiliária, lixo de todos os tipos trazidos pelas marés. Cuidar do Mangue de Pedra e lutar por sua preservação é fazê-lo pela vida, pela magia gravada em suas pedras, matas e pássaros. É fazê-lo pelos protagonistas da história de Búzios, os pescadores e quilombolas da Rasa. Pelas crianças, pela ciência, por maior justiça ambiental ou, simplesmente, por amor à Terra.
Além do mutirão, está previsto momento para uma “troca de saberes”, como forma de socializar conhecimentos sobre a história e ecossistema do Mangue de Pedras. Faremos também um ato coletivo para reivindicar medidas que busquem sua preservação.
Mutirão no Mangue
Domingo 23/09/18 – 8:30h
Ponto de encontro p quem não sabe chegar: padaria da praça do Cruzeiro
Levar: sacos de lixo (ou sacos de ração), água, faixas e cartazes, amigos, familiares.
Mangue de Pedra: Patrimônio Geológico da UNESCO, berçário da Vida, Tesouro da Humanidade.