O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, anunciou a programação da 19ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 22 e 28 de setembro em instituições de todo o país. Segundo o museu, o tema deste ano é “Museus e Mudanças Climáticas”, com atividades gratuitas voltadas para públicos de todas as idades.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), organizador da temporada, a proposta é discutir justiça climática, biodiversidade, cultura e clima, destacando o papel dos museus como agentes de educação ambiental e mitigação da crise climática.
No dia 23, às 15h, o evento de destaque será o “Descomplica: Mudanças Climáticas – O que os Museus têm a ver com isso?”, na Arena Esquenta COP. A mesa terá a participação de Josiane Kunzler (MAST), Heloísa Queiroz (Prefeitura), Nina Pougy (Museu do Amanhã) e mediação de Vera Mangas (Ibram). O encontro busca aproximar diferentes saberes e debater práticas e desafios das instituições culturais frente à emergência climática.
A programação inclui ainda atividades para crianças, como a imersão “Bichinhos Pantaneiros” (22/09) e a oficina em Libras “Experimentações do Brincar” (23/09), além da contação de histórias “Próxima sinalização…” (28/09). Também haverá imersões cognitivas e sensoriais para o público neurodivergente (22 a 27/09), visitas em Libras (25/09), debates externos e trilhas temáticas.
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (idg) e, segundo a instituição, reforça com a programação seu compromisso em unir ciência, cultura e sociedade para pensar futuros possíveis.