Pular para o conteúdo
Search

Mural confeccionado pela artista Raque Condé e alunos da escola José Bento é apagado em Búzios

Durante a reforma da escola, o trabalho coletivo foi pintado de zul; a notícia repercutiu nas redes sociais e em seguida a Prefeitura deu explicações e propôs possível solução para o corrido

A notícia pegou todos de surpresa e causou tristeza e indignação. O mural coletivo, construído pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, no bairro Manguinhos em Búzios, em um projeto organizado pela professora e artista, Raquel Condé, foi apagado durante as obras de reforma na unidade escolar. Raquel conversou com a Prensa e apesar da decepção com a falta de tato com a arte, conta com a promessa do prefeito Alexandre Martins de reparar o erro com novos projetos de arte nas escolas da rede municipal.

O painel foi um projeto promovido nas aulas de arte e cultura da escola, que atende alunos da educação infantil e fundamental I, no ano de 2019. Durante a execução, Raquel contou com a ajuda de alunos e também da comunicade local, inclusive com arrecadação de cerca de R$500 em doações na barraquinha montada em uma festa promovida pela escola. Assista o vídeo promovido pela Prefeitura à época – clique aqui.

Raquel explica que esteve diversas vezes no local durante as obras de reforma solicitando que a obra fosse preservada. “Estive na obra e me disseram que talvez não fosse possível manter o mural, mas pedi que se realmente não fosse viável a manutenção que ao menos avisassem para que pudessemos retirar os mosaicos que foram super trabalhosos”, comentou.

Segundo a artista, na quarta-feira (18), o prefeito fez contato com ela e em conversa ocorrida no gabinete, assumiu o erro cometido pela equipe de reformas em não ter de alguma forma preservado a obra e que pretende compensar o equívoco promovendo outras ações com a participação da artista em unidades escolares da rede municipal. Raquel conta que a conversa amenizou a decepção e que vai aguardar a concretização da promessa.

Em nota, a Prefeitura de Búzios informou que “o mural foi apagado pois não tinha como preserva-lo, era necessário para realizar a pintura geral de toda escola”. A Prensa conversou diretamente com o prefeito Alexandre Martins, que confirmou o projeto com Raquel Condé e que antes do ocorrido já tinha a intenção de firmar parceria com a artista para confecção de um painel em homenagem a Tia Uia, ativista do movimento negro, falecida em 2020, que seria entregue à comunidade da Rasa.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.