A notícia pegou todos de surpresa e causou tristeza e indignação. O mural coletivo, construído pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, no bairro Manguinhos em Búzios, em um projeto organizado pela professora e artista, Raquel Condé, foi apagado durante as obras de reforma na unidade escolar. Raquel conversou com a Prensa e apesar da decepção com a falta de tato com a arte, conta com a promessa do prefeito Alexandre Martins de reparar o erro com novos projetos de arte nas escolas da rede municipal.
O painel foi um projeto promovido nas aulas de arte e cultura da escola, que atende alunos da educação infantil e fundamental I, no ano de 2019. Durante a execução, Raquel contou com a ajuda de alunos e também da comunicade local, inclusive com arrecadação de cerca de R$500 em doações na barraquinha montada em uma festa promovida pela escola. Assista o vídeo promovido pela Prefeitura à época – clique aqui.
Raquel explica que esteve diversas vezes no local durante as obras de reforma solicitando que a obra fosse preservada. “Estive na obra e me disseram que talvez não fosse possível manter o mural, mas pedi que se realmente não fosse viável a manutenção que ao menos avisassem para que pudessemos retirar os mosaicos que foram super trabalhosos”, comentou.
Segundo a artista, na quarta-feira (18), o prefeito fez contato com ela e em conversa ocorrida no gabinete, assumiu o erro cometido pela equipe de reformas em não ter de alguma forma preservado a obra e que pretende compensar o equívoco promovendo outras ações com a participação da artista em unidades escolares da rede municipal. Raquel conta que a conversa amenizou a decepção e que vai aguardar a concretização da promessa.
Em nota, a Prefeitura de Búzios informou que “o mural foi apagado pois não tinha como preserva-lo, era necessário para realizar a pintura geral de toda escola”. A Prensa conversou diretamente com o prefeito Alexandre Martins, que confirmou o projeto com Raquel Condé e que antes do ocorrido já tinha a intenção de firmar parceria com a artista para confecção de um painel em homenagem a Tia Uia, ativista do movimento negro, falecida em 2020, que seria entregue à comunidade da Rasa.