A Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro se prepara e aguarda 12.408.340 eleitores que se encontram aptos para votar no próximo Domingo (28). Os eleitores estarão participando do segundo turno de votação, escolhendo seus representantes para Governador e Presidente da República. Os horários de votação permanecem os mesmos da votação do primeiro turno, ocorrendo das 8:00 às 17:00.
Segundo o TSE, a Região dos Lagos possui 564.456 eleitores que se concentram em cidades como Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema. A cidade de Cabo Frio tem o maior eleitorado, com 151.452 pessoas. Já o menor eleitorado é do município de Iguaba Grande, com 22.858 eleitores aptos apenas.
Para votar, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto, original, e dentro da validade. O título não é obrigatório, mas auxilia o eleitor a encontrar a seção eleitoral mais rapidamente. E quem não votou no primeiro turno, pode votar no segundo turno normalmente
Dentro da cabina de votação é proibido celular, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento que coloque sob suspeita o sigilo do voto, configurando crime eleitoral sob a conduta de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto, podendo o eleitor ser advertido pelo mesário na função eleitoral. Tal crime está previsto no artigo 312 do Código Eleitoral.
O eleitor deve digitar o número do candidato em quem deseja votar e aguardar a foto do mesmo aparecer, o que pode tardar alguns instantes, para só assim confirmar o voto, através da tecla verde “Confirma”. Também é bom que o eleitor atente à ordem de votação deste segundo turno, sendo o primeiro voto para o cargo de Governador, e o segundo para Presidente, ambos com dois dígitos. Uma boa dica é a famosa colinha eleitoral, para não errar na sequência nem no número do candidato. Havendo algum erro na digitação, o eleitor poderá apertar a tecla vermelha “Corrige” e refazer o seu voto. Se por acaso o eleitor digitar o número de um candidato inexistente, não aparecerá foto nenhuma, e se este confirmar a ação, o voto será considerado nulo.
Quanto à biometria, o TRE-RJ informou através dos seus canais de informação que, pela primeira vez, todas as seções eleitorais no estado do Rio de Janeiro terão urnas eletrônicas com identificação biométrica. Assim, todos os 2.319.134 eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico no TRE-RJ poderão ser identificados por meio das digitais. Além disso, cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses que constam no banco de dados de identificação civil do Detran-RJ também poderão ser identificados pelas digitais ao votar nas eleições.
Ainda assim, nenhum eleitor será impedido de votar ocorrendo erro no reconhecimento das suas digitais. Se após quatro tentativas a biometria se mostrar insuficiente, o mesário responsável pela mesa eleitoral poderá liberar o acesso para que o eleitor consiga realizar o seu voto.
Neste segundo turno, o TRE informou que todos os eleitores estarão assinando o caderno de votação, para os que têm e para os que não têm cadastro biométrico, agilizando a votação, já que este não precisará retornar à mesa para assinar o caderno, dando lugar ao próximo eleitor. A organização também estará atendendo os eleitores que precisarem justificar o seu voto, por se encontrarem distantes do seu domicílio eleitoral, lembrando ainda que estes podem realizar a justificativa em qualquer cartório eleitoral do país ou através do sistema Justifica, disponível nos sites do TRE-RJ e do TSE, sem o pagamento de multa, no prazo de 60 dias a contar do dia de votação em que faltou.