Cidades vão reforçar a fiscalização e medidas sanitárias de prevenção à Covid-19
O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro, quando também é comemorado o Dia das Crianças, está gerando grande expectativa para os municípios das cidades da Costa do Sol que têm a atividade turística como principal combustível para a economia. A média de ocupação hoteleira varia de 70% a 100%. Com mais pessoas nas cidades, aumenta a preocupação com os cuidados de prevenção à Covid-19, por isso, algumas delas vão instalar barreiras e outras medidas sanitárias.
A expectativa da Concessionária ViaLagos (RJ-124) é que 165 mil veículos passem pela rodovia, entre esta sexta (8) e a próxima quarta-feira (13). Os dias de maior fluxo na ida para a Costa do Sol serão sexta-feira e sábado, quando são esperados 30 mil e 33 mil veículos por dia, respectivamente.
Búzios
Em Búzios, segundo informações do levantamento feito pelas associações hoteleiras da cidade, Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Associação de Pousadas de Búzios (APB), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (Sindsol) e Búzios Convention & Visitors Bureau, no feriado prolongado de 12 de outubro os hotéis e pousadas têm uma previsão de ocupação de 73,8% dos 70% permitidos no decreto n° 1583. A Secretaria de Turismo confirmou 31 ônibus de turismo autorizados para entrar na cidade.
Em todos os estabelecimentos de hospedagem, comércio e transporte o município reforça a necessidade de aplicar todas medidas sanitárias para prevenção do Covid-19. Haverá barreira sanitária na Estrada de Búzios, na entrada da cidade perto do IFF e Centrinho. Essa barreira estará ativa para contribuir com a segurança da cidade.
A fiscalização acontecerá na cidade a partir desta sexta-feira (8) com uma força tarefa denominada de Grupo Integrado de Fiscalização (GIF), composta pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), Fiscalização da Secretaria do Ambiente, Guarda Municipal, Postura e 5ª Companhia da PM, realizando fiscalização nas pousadas, comércios, hotéis, casas de festas e casas de aluguéis em todo o município, além de atender as denúncias realizadas pelo 153.
Arraial do Cabo
De acordo com a Secretaria de Turismo de Arraial do Cabo, a cidade já tem quase 10 mil leitos inventariados, e acredita-se que haverá 100% de ocupação para o feriado. Além disso, também existem cerca de 15 mil leitos em casas de aluguel. Sem contar ainda, os turistas nas proximidades, das cidades vizinhas. O total da estimativa é de 40 a 50 mil pessoas por dia. Não haverá nenhuma programação cultural oficial.
Para ter acesso e permanecer em estabelecimentos e locais de uso coletivo em Arraial do Cabo é obrigatório, para maiores de 18 anos, a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 referente a 1ª ou 2ª dose, conforme determina o Decreto 3.458. Os ônibus de turismo, vans e similares somente entrarão na cidade se apresentarem a carteira de vacinação dos passageiros. O Decreto inclui o turismo náutico, bugres, quadricículos, similares e meios de hospedagem. Também está mantida no município a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Cabo Frio
Em Cabo Frio, a taxa de ocupação hoteleira para o feriado de Nossa Senhora de Aparecida é de 70%. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer é que a cidade receba uma média de 200 mil visitantes no período. Não está prevista a realização de barreiras sanitárias para o feriadão.
Contudo, a fiscalização para o controle do acesso de ônibus e vans de turismo sem autorização ou voucher de hospedagem será realizada em operações conjuntas da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal. Os fiscais de Postura e Meio Ambiente também estarão atentos às irregularidades e ao cumprimento das normas em vigência em todo o município, incluindo nas praias. Neste sábado (9), será realizada mais uma reunião do Gabinete de Soluções para a Covid-19, momento em que o cenário atual do município, na pandemia, será discutido. A cidade preparou atividades esportivas e culturais. Acesse aqui para saber mais.
Macaé
Em Macaé não haverá barreira sanitária. As forças de segurança (Secretarias de Ordem Pública e Mobilidade e a Polícia Militar), estarão realizando um controle de acesso à região serrana, acesso aos ônibus de turismo, fiscalização de som alto, churrasqueira nas cachoeiras, entre outros. As Secretarias de Ambiente, Turismo e Defesa Civil também estarão envolvidas nesta ação, a fim de garantir a ordem e o bem-estar de todos.
A ocupação hoteleira está girando de 90% a 100%, em virtude do turismo corporativo e ao novo modelo adotado pelas empresas em virtude do protocolo de quarentena. Mas, para o feriado, alguns grupos de turismo de lazer, dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão confirmados.