Cabo Frio e Maricá vacinam idosos com 90 e 94 anos ou mais, respectivamente
Para evitar a disseminação e a reprodução de novas cepas da Covid-19, a terceira dose da vacinação contra a doença será um reforço para melhorar a resposta imunológica do corpo, assim, aumentando a proteção. Os municípios de Cabo Frio e Maricá já iniciaram o processo da aplicação do reforço do imunizante esta semana.
Em Cabo Frio a vacinação começou nesta sexta (17) de forma escalonada, devido à quantidade do imunizante recebida pelo governo do estado. O reforço é para a faixa etária de 90 anos ou mais, e que já tenha recebido as outras doses há mais de seis meses. O município também vai atender pessoas desta mesma faixa etária que estão em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
A aplicação é nas unidades de saúdes das 9h às 16h. É necessário apresentar o cartão de vacinação com as duas primeiras doses no município, além do documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, e comprovante de residência.
Em Maricá, a aplicação da terceira dose iniciou na quinta (16) em idosos com 94 anos ou mais. Nesta sexta (17), a faixa etária para receber a imunização é de 93 anos ou mais. O grupo está recebendo as doses extras nos polos de imunização da cidade, e em casos de acamados a aplicação será feita na residência, após o agendamento direto com a Unidade de Saúde da Família (USF), responsável pela região.
Para receber o imunizante é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante das primeiras doses, documento de identidade com foto e CPF. Nos casos de dos imunossuprimidos, além desses documentos é necessário a apresentação do laudo médico que comprove a condição de saúde.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.