A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com os 92 municípios promove o segundo Dia D de Vacinação contra a gripe e sarampo neste sábado (4). A campanha da gripe, por exemplo, iniciada há quase dois meses, alcançou apenas 23% do público-alvo em todo o estado. A segunda etapa termina nesta sexta-feira (3). Saiba onde se vacinar em Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema. A imunização é somente para os grupos prioritários.
Em Búzios, a imunização será das 9h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. É preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.
No município de Macaé, ao todo, 22 polos realizarão atendimento de 8h às 12h. As campanhas de vacinação contra Sarampo e Influenza seguem durante a semana (dias úteis), das 8h às 17h, nos 36 polos de atendimento da cidade. A população deve conferir a rotina da unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Em Arraial do Cabo, poderão receber as doses dos imunizantes, das 9h às 17h, em qualquer Posto de Saúde Municipal. Para receber a dose são exigidos os seguintes documentos: comprovante de residência, carteira de vacinação da criança, cartão do SUS e documento de identificação do adulto.
Na cidade de Cabo Frio, ao todo, 22 unidades estarão abertas das 9h às 17h, para aplicação dos três imunizantes. Além da vacinação, as unidades estarão abertas para o acompanhamento do Auxílio Brasil. As equipes vão realizar ações de medição, pesagem e verificação de cartão de vacinas dos beneficiários, a fim de checar o cumprimento das condicionalidades do programa federal.
Em Rio das Ostras, os 11 postos de saúde e a Clínica da Família estarão abertos das 8h às 17h para oferecer as vacinas. No município de Maricá serão 23 Unidades de Saúde da Família (USF) abertas, além do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bosque Fundo, em Inoã, das 9h às 16h. Saquarema também aderiu a campanha e a vacinação ocorrerá das 9h às 16h, nas unidades de saúde do município.
Público-alvo
Influenza – as crianças de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), profissionais da Saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas, forças armadas e forças de segurança e salvamento.
Sarampo – crianças de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além dos profissionais da Saúde.
Por Natália Nabuco e Monique Gonçalves