Menu

Cidades

Mundial Militar de Orientação acontece em Búzios nesta terça-feira

militares
militares
O evento tem sua abertura na Praça Santos Dumont. Os militares já estão na cidade.

A cidade de Búzios recebe nesta terça-feira, dia 21, a terceira e última etapa do Mundial Militar de Orientação, um grande evento militar que teve as duas primeiras etapas nos dias 18 e 23 de novembro em Rio das Ostras.  É o 49° Campeonato Mundial Militar de Orientação (49WMOC) do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM).

A Orientação é um esporte individual ou de equipes que tem como objetivo percorrer uma distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por pontos determinados no terreno (postos de controle) descrito num mapa distribuído a cada concorrente momentos antes da competição. Para isso, é permitido aos atletas utilizarem apenas o mapa e uma bússola. A modalidade esportiva é muito praticada na Europa e se destaca por ser realizada em ambientes naturais.

“É como uma caçada ao tesouro”, explicou o comandante Rubens Igrejas, da Marinha do Brasil – coordenador executivo, há dois anos e meio, da prova.

O comandante Igrejas ainda explicou que esta modalidade de esporte era civil, e, a partir da segunda guerra mundial, passou a ser militar como forma de  usar o esporte para a confraternização entre os povos .

“Este esporte está sendo cogitado para tornar-se um esporte olímpico. Na Olimpíada do Rio quase entrou, mas acabou ficando para ser oficializado nos próximos jogos, talvez na Olimpíada da Rússia já esteja valendo”, disse.

militares-2
A estrutura já está sendo montada na Praça Santos Dumont

São cerca de 300 atletas militares de 25 países participando: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Chile, Dinamarca, Equador, Imigrados Árabes Unidos, Estônia, Finlândia,  França, Geórgia, Letônia,  Lituânia, Noruega ,Holanda, Polônia, Rússia, Servia, Eslovênia, Suíça, Suécia, Uruguai e Venezuela, que estão participando. O Brasil ainda está engatinhando nessa modalidade, que tem mais tradição nos países nórdicos, como Noruega e Finlândia”, disse.

A competição está dividida em percursos médio (5KM) e longo (14KM), além de um percurso urbano pelo Centro da cidade. A cerimonia de abertura, com a presença de autoridades civis e militares, acontecerá na Praça Santos Dumont, ás 8h, seguida da largada ás 9h.

 

 

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura