Com a participação de 400 atletas provenientes de 62 países, começou nesta segunda-feira (11) a 52ª edição do Mundial da Juventude de Vela, em Búzios. Ao longo de toda a semana até o domingo (16), as águas de Búzios serão palco de uma intensa jornada de regatas, somando mais de 140 provas. Com raias montadas em Manguinhos, Feia e Branca, os velejadores enfrentarão desafios de diferentes tipos de percursos, como o barla-sota e o trapézio, exigindo habilidade e destreza em variados ventos, tanto favoráveis quanto contrários.
A competição, sediada nos Iate Clube de Búzios e Búzios Vela Clube, também traz uma importante premiação, incluindo o Troféu das Nações, que será conquistado pelo país com o melhor desempenho geral. A última edição, realizada em Haia, na Holanda, teve a Espanha como campeã.
Itália, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Espanha, Brasil, Turquia e Argentina enviaram 14 representantes cada. O atleta mais jovem da competição é o húngaro Samson Litkey, com apenas 12 anos.
Confira os velejadores que defenderão o Brasil em suas respectivas categorias
O Mundial da Juventude de Vela conta com 21 oficiais de regatas internacionais e 45 brasileiros, liderados por Ricardo Navarro, catarinense que coordena também as provas olímpicas Paris 2024, pan-americanas de Santiago 2023 e da Copa do Mundo de Vela SSL Gold Cup.
O formato das regatas é praticamente igual ao olímpico, porém sem a medal race. O vencedor será aquele que somar menos pontos ao final do campeonato. As versões da ILCA e 420 correm 9 provas e terminam após o fim com apenas 1 descarte. Nacra e 29er terão em seu programa 13 regatas e 1 descarte. Já no Kite e IQFoil serão 18 ao todo.
O Mundial da Juventude de Vela é reconhecido por ter revelado grandes nomes do esporte no Brasil, como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. A abertura oficial foi marcada por um desfile das nações que percorreu as ruas de Búzios, encerrando na praça Santos Dumont neste sábado (9). O evento é chancelado pela World Sailing – Federação Internacional de Vela e organizado pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela e recebe velejadores com até 19 anos.