A artista e mestre artesã utiliza da arte para estimular mulheres a confiar mais em si mesmas
Natural de Cachoeira de Macacu, Região Serrana do Rio de Janeiro, há 40 anos Eva Gomes se estabeleceu na Região dos Lagos, precisamente em Cabo Frio. Desde criança já utilizava do artesanato para criar e foi assim que se profissionalizou como artista. Apesar de não ter ingressado em um curso superior, isso não a parou, pelo contrário, a tornou uma mestra para muitas mulheres que também desejavam renascer da arte. Aos 63 anos, Eva é uma inspiração por fazer com que mulheres recuperem a segurança em si mesmas através do artesanato.
“Se sou fonte de inspiração? Acredito que sim, pois, pela minha trajetória de vida sempre tive oportunidades de passar o meu saber, e isso ia além de ensinar um ofício”, comenta Eva.
A artesã dedicou a vida a ensinar mulheres que tinham passado por algum tipo de dificuldade na vida ou estavam com baixa autoestima. Elas enxergavam na Eva uma fonte de inspiração pela trajetória. A própria Eva passou por muitas lutas, como a separação com o ex-marido, no qual precisou ressignificar a vivência.
“Não é fácil ser mulher, precisar correr atrás do pão de cada dia, principalmente quando tem filhos pequenos”, explica ela.
Foi com muita responsabilidade que se abriu para ajudar mulheres, pois eram vidas que precisavam ser regadas de afeto. Eva se reinventa todos os dias e acredita que quando há foco compensa não desistir. Atualmente, desenvolve trabalhos de artesanatos em fibras naturais, junto aos oito irmãos.
“A mensagem que posso deixar para as mulheres, e principalmente artesãs, é que sejam fortes e corajosas. Que nada e nem ninguém tirem sua dignidade. Essa foi uma luta que travei comigo mesma”, encoraja Eva Gomes.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.