Claudette é Psicóloga Clínica, Hospitalar e Social. A série “Mulheres que inspiram” conta a história desta mulher que auxilia coletivos de grande importância na Região
A Prensa de Babel iniciou uma série de matérias em homenagem a mulheres da Região dos Lagos que contribuem para a luta pelos direitos femininos, igualdade e representatividade. Iniciada em março, os capítulos da série “Mulheres que inspiram” trouxeram histórias de figuras populares nas cidades da Costa do Sol, que contribuem para a sociedade na defesa de diferentes causas.
A homenageada de hoje é Claudette Silva Melo, Psicóloga Clínica, Hospitalar e Social, moradora de Arraial do Cabo.
“Ao longo dos anos, minha atuação é marcada pela militância, junto a outros pares, em específico outras Mulheres que, com o sentimento de solidariedade e busca por justiça social, permanentemente, acreditam que podem transformar a realidade”, assim se descreve a ativista.
Dentro do ramo da psicologia social, Claudette atua com uma proposta autônoma e independente, por meio de coletivos, na formação de Grupos Terapêuticos na Região dos Lagos. Desde julho de 2014, ela contribui com o Coletivo Mulheres “Sem Fronteiras” (Regional), que compõe-se por psicólogas e integrantes assistidas para garantir o tratamento em Arraial do Cabo.
No período anterior à pandemia de Covid-19, foram também disponibilizados esses espaços psicoterapêuticos em locais como: Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e Manguinhos, em Búzios.
As participantes do coletivo são assistidas dos mais variados segmentos. O órgão ajuda mulheres de faixa etária a partir dos 25 anos, para o tratamento psíquico, com foco nos elevados níveis de ansiedade e depressão. Além de garantir o acesso ao tratamento psicológico, também é possibilitado a todas as integrantes a produção e troca de conhecimento nos campos científico, empírico e artístico.
“A cada semestre, a integração se dá através dos encontros terapêuticos semanais entre leituras, filmes, reflexões, registros de vivências, de enfrentamento com relação aos sentimentos de perdas e transitoriedade, conquistas e ressignificação, elegendo as atividades de arte, cultura e lazer como fio condutor para o bem estar do coletivo”, afirma.
Já na área terapêutica, Claudette atua no Coletivo Mulheres “Rendando Histórias” (local), que busca resgatar da vivência histórica e cultural das danças populares, principalmente o Fado e a Contradança e do artesanato das rendas produzidas em Arraial do Cabo. O grupo funciona sob a coordenação da Professora Herodias.
Outra atividade que recebe apoio da Psicóloga é o Coletivo “Pedala Arraial, que tem como finalidade agregar e incentivar os interessados à prática de pedalar como propulsor do bem estar físico e emocional.
Nele, os pares se reúnem, mediante suas possibilidades, intercalando as pedaladas entre manhãs, vespertinos e noites. O Coletivo é misto, para todas as idades e para melhor atender se põe numa linha terapêutica, incluindo Iniciantes, Intermediários e Avançados.
“Em meio ao diverso e adverso, me reúno, acolho, assisto e contribuo com conhecimentos e experiências adquiridos”, ressalta a homenageada.
Todas as matérias da série “Mulheres que inspiram” estão disponíveis no site da Prensa.